PARECER TÉCNICO DIZ QUE INDICAÇÃO DO FILHO DE BOLSONARO PARA EMBAIXADA É NEPOTISMO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

18/08/2019

PARECER TÉCNICO DIZ QUE INDICAÇÃO DO FILHO DE BOLSONARO PARA EMBAIXADA É NEPOTISMO



Governo terá dificuldades de aprovar indicação de Eduardo Bolsonaro para chefiar Embaixada do Brasil em Washington

*Com Sputnik News

O parecer assinado por técnicos do Senado considera que a indicação do deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador nos EUA configura nepotismo.

Segundo o parecer, o cargo de embaixador é comissionado e neste caso a indicação de parentes até o terceiro grau é vetada.

O documento foi emitido pela Consultoria Legislativa do Senado, que enquadrou a provável indicação do filho do presidente Jair Bolsonaro para a chefia da embaixada do Brasil em Washington como ilegal.

“A proibição se estende a parentes até o terceiro grau, o que, obviamente, inclui filhos da autoridade nomeante, cujo vínculo de parentesco é o mais próximo possível”, informou o documento assinado pelos técnicos do Senado e citado pelo jornal O Globo.

Os especialistas do senado especificam que os cargos políticos mais próximos ao Poder Executivo não precisam obedecer à regra geral dos comissionados.

O Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) ainda não escolheu o relator para o caso de uma futura indicação.

“Quando a mensagem chegar, teremos um relator, que terá a incumbência de emitir um relatório, e lá nós iremos ter também um parecer, que poderá ou não acompanhar o relato já dado. Quem avaliará será o colegiado”, garantiu Trad.

Na última quinta-feira (14), o presidente, Jair Bolsonaro, disse que Eduardo sentirá o momento adequado para enviar ao Senado a indicação, porque é ele quem está conversando com os senadores. A indicação terá que passar pelo crivo dos senadores. O voto no colegiado e no plenário é secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário