PORCIÚNCULA-RJ: PREFEITURA INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DR. ANTÔNIO MONTEIRO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

24/09/2019

PORCIÚNCULA-RJ: PREFEITURA INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DR. ANTÔNIO MONTEIRO



A Prefeitura de Porciúncula realizou neste sábado (21/09) a inauguração da Unidade de Saúde Dr. Antônio Monteiro, que passa a funcionar nos próximos dias.
Com as diversas intervenções feitas no espaço, os pacientes terão à disposição um novo padrão de atendimento, mais humanizado, com instalações novas, equipamentos modernos, e com um sistema informatizado.

Emocionado o Secretário M. de Saúde falou sobre os desafios. “ Sabemos que este é um importante passo e que teremos muitas etapas ainda pela frente. Porem muitos gestores públicos têm a visão de que o SUS é apenas para pessoas pobres e não prezam pela qualidade do atendimento. Felizmente em Porciúncula é diferente, porque aqui está sendo construído um sistema público de saúde para todos, e com qualidade, e está inauguração mostra que é possível fazer diferente”, afirmou o secretário de Saúde, Marcos Avelar.


Segundo o Deputado Jair Bittencourt, a crise financeira não pode afetar o sistema de saúde dos municípios.  “Não podemos deixar que à crise financeira comprometesse o sonho de toda uma comunidade. Sabemos que o Hospital de Porciúncula não atende somente os moradores da cidade, como também, uma fração da população de outros municípios.  Conversei com o presidente da Alerj, e atendendo a um pedido do prefeito Léo,  iniciamos a busca por soluções junto ao secretário de Estado, para minimizar os problemas enfrentados na Saúde” disse o deputado Jair Bittencourt.

Ainda segundo o deputado, já na próxima semana, o município estará recebendo 1 Milhão de reais para iniciar a compra de novos equipamentos.

Quase sem palavras e embalado pelos presentes a relembrar o passo a passo desta conquista, o prefeito Léo Coutinho fez em seu discurso uma linha histórica do Hospital. “Herdamos esse prédio fechado, e desde o inicio sabíamos que seria difícil, mas com o trabalho de nossa equipe fomos vencendo um obstáculo de cada vez.  No entanto, escolhemos fazer um plano ousado, e com uma qualidade de saúde diferente. Pois um prédio com tanta historia não poderia fechar as portas depois de todo o trabalho de grandes médicos, enfermeiros e funcionários que passaram por aqui”, afirmou o prefeito.

Entenda

O Hospital de Porciúncula, único do município, inaugurado como Associação Hospital de Porciúncula em 1947, encerrou as atividades há alguns anos, representando perdas e gastos para a população e para o município.

Após alguns anos fechado, o prefeito Léo Coutinho entrou na justiça solicitando desapropriação do prédio, que iria para leilão em função de dívidas trabalhistas.

Uma decisão judicial acatou o pedido do município, desapropriando o imóvel no valor de 1,3 milhão de reais. O acordo veio beneficiar a antiga Associação Hospital de Porciúncula – que tinha dívidas -, e a população, que sonhava com o retorno das atividades de saúde. A partir de julho de 2018, a administração deu início a uma série de reformas e adaptações para adequar o novo prédio às necessidades do município.

O espaço, que agora será municipal e mantido pela prefeitura, estará apto a receber verbas dos governos federal e estadual. “A questão precisava ser resolvida e, por mais difícil que tenha sido, definimos como prioridade para o município ter o local funcionando e levando um atendimento de saúde digno para a população”, explicou o prefeito Léo Coutinho.

Fonte: Portal Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário