BISPO EMÉRITO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ LANÇA LIVRO A VOZ DO PASTOR - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/11/2019

BISPO EMÉRITO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ LANÇA LIVRO A VOZ DO PASTOR

                   Missa e Noite de Autógrafos no lançamento do livro A Voz do Pastor

O Bispo Emérito de Campos, Dom Roberto Gomes Guimarães lança no dia 3 de dezembro as 18h30 no Colégio Eucarístico em Campos o livro A Voz do Pastor. A obra reúne os artigos publicados na imprensa campista e a programação começa com a celebração da Missa e logo após a noite de autógrafos. Toda arrecadação com a venda do livro será destinada a casa de formação do Instituto do Bom Conselho em Campos.

É com muita alegria que estamos aguardando o lançamento do livro A Voz do Pastor. Eu gostaria de esclarecer bastante a origem deste livro. Foi quando o Décio Guimarães me procurou propondo o lançamento de um livro. Foi uma iniciativa dele e a ele devemos com muita gratidão o lançamento deste livro e assim aconteceu. Foram selecionadas crônicas com titulo A Voz do Pastor no período em que eu conduzia o rebanho da Diocese de Campos. Aos domingos sempre saia esta coluna no Jornal Folha da Manha. De forma que o Décio fez uma seleção destas crônicas e o que resultou para a publicação desta obra. Devemos muito a ele, porque o livro foi preparado de uma maneira muito criteriosa e diria artística. – disse Dom Roberto Guimarães.

A obra resgata as publicações no jornal Folha da Manhã durante os 15 anos de episcopado de Dom Roberto Gomes Guimarães. As compilações foram organizadas por Décio Guimarães e representam um legado espiritual. Padre Rogério Cabral Caetano, ordenado por Dom Roberto Guimarães destaca a importância do resgate dos textos, verdadeiras lições de vida e de espiritualidade.
  
Dom Roberto Guimarães foi um grande bispo, pastor que em sua vida reflete a missão de reunir as suas ovelhas e tive a grande alegria de acompanhá-lo. Homem simples e de grandes virtudes que nos deixa como legado os artigos publicados aos domingos no Jornal Folha da Manhã de Campos. Certamente nos transmite a loção de pastor que a exemplo de Cristo deu sua vida para salvar a todos. – disse Pe. Rogério.

Pe. Rogério Cabral Caetano recorda o dia de sua ordenação no dia 26 de abril de 2003 na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador em Campos e manifesta a gratidão a Dom Roberto Gomes Guimarães, exemplo de bispo e fala das lições que aprendeu desde o seminário e que o ajudaram na sua vocação.

Desde o seminário que tive a oportunidade de aprender muitas lições com Dom Roberto Guimarães. Depois de ordenado sacerdote tive a alegria de ser Cerimoniário oficial e sempre observei seu exemplo de simplicidade, humildade e de um profundo zelo eucarístico. E estas lições que me servem para viver meu sacerdócio. Dom Roberto Guimarães é um homem que nos comunica santidade. Tenho muito a agradecer pelo carinho que sempre teve comigo e com minhas comunidades. – reflete Pe. Rogério.

Dom Roberto Francisco destaca que o lançamento da Coletânea de artigos A Voz do Pastor do Bispo Emérito Dom Roberto Guimarães configura um acontecimento eclesial e pastoral edificante e de ampla ressonância.

Suas crônicas testemunham o olhar de um Pastor zeloso e atento às necessidades de seu povo. O colorido de suas narrativas apresenta com sabedoria os valores e princípios do Reino convidando-nos a uma reflexão sempre oportuna.
  
Dom Roberto Gomes Guimarães foi o sexto bispo de Campos. Iniciou seu governo em 1996 e em 8 de junho  2011 teve sua renuncia aceita pelo Papa Bento XVI se tornando Bispo Emérito. Dom Roberto nasceu em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, no dia 03 de janeiro de 1936. Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal e o ensino médio no Seminário Menor de Mariana em Minas Gerais, onde também estudou e concluiu as faculdades de Filosofia (1955-1957) e de Teologia (1958-1961).Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1961, Solenidade da Imaculada Conceição, em Campos. No dia 22 de novembro de 1995 foi nomeado bispo de Campos dos Goytacazes pelo Papa São João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal em 07 de janeiro de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário