CONHEÇA O HOTEL QUE O PREFEITO DE MACAÉ (RJ) TRANSFORMOU NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

18/12/2019

CONHEÇA O HOTEL QUE O PREFEITO DE MACAÉ (RJ) TRANSFORMOU NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO


HOTEL DE DEUS: Um prédio com 250 quartos, enfermarias, salas de jogos e área de lazer que vai acolher a terceira idade

O Hotel Via Norte, até recentemente, era um empreendimento com 250 quartos e um ampla área de lazer, localizado à margem da Linha Azul, via perimetral de Macaé (RJ).

O ramo hoteleiro atravessou o período conturbado com a crise econômica deflagrada na cidade a partir de 2016, quando a Petrobras adotou uma política de desinvestimento no Estado do Rio, especialmente na Bacia de Campos. 

Foi um baque, porque ao longo das últimas décadas, a estatal foi a maior indutora da economia regional.

Mesmo diante de uma retomada econômica iniciada desde o ano passado, o Hotel continuou operando no vermelho, o que levou os proprietários a decidirem pelo fechamento.

Na véspera do encerramento das atividades se reuniram com o prefeito da cidade Dr. Aluízio. Do encontro que iniciou-se em clima de enterro nasceu uma parceria público-privada.

O prefeito propôs alugar o prédio com todo mobiliário para transformá-lo no Centro de Convivência do Idoso, inaugurado nesta terça-feira (17).

Negócio fechado. O ambiente foi totalmente adaptado para esta nova vocação. São salas de jogos, salas de vídeos, áreas de entretenimento e quartos com acomodações para um cochilo vespertino. Agora passou a se chamar Hotel de Deus.

É um ambiente aconchegante, que também disponibiliza consultórios, enfermarias e nutricionistas para acompanhar a alimentação da clientela.

ENTENDA O PROJETO

O Centro de Convivência é um espaço para acolher a terceira idade durante o dia. Os idosos chegarão às 8h da manhã, com regresso às suas casas apenas no final da tarde. Ou seja, os parentes poderão confiá-los aos cuidados de uma equipe multiprofissional enquanto trabalham.

Com uma população de idosos cada vez mais crescente no país e os custos com assistência deste segmento consumindo uma parcela considerável do orçamento familiar, dá para mensurar o impacto social da iniciativa. Uma ala do prédio está dedicada para asilo, porque também vai acolher idosos interessados em moradia. Somente um visionário encontraria esta função social para o prédio que certamente ficaria abandonado.

Custo da obra? A Prefeitura não investiu nas instalações. Apenas alugou o prédio e o dono ficou com a responsabilidade de fazer as adaptações em troca da renda mensal de R$ 14 mil/mês.

Dr. Aluízio é um grande gestor público. Foi, indiscutivelmente, uma escolha sensata do eleitorado de Macaé em duas eleições. O resultado deste acerto é que Macaé tornou-se a cidade do conhecimento e um pólo regional de saúde, com uma atenção especial a terceira idade.   

Durante a inauguração desta terça-feira, o prefeito a todo momento era assediado para tirar fotos ao lado do público que lotou o espaço. Algo raro para um político que está perto de completar oito anos de mandato e que já deveria enfrentar uma saturação de imagem.

O ex-prefeito de Campos (RJ), Zezé Barbosa, costumava dizer que fim de mandato é tempo de crescer capim na soleira da porta dos políticos, porque já não oferecem expectativa de poder para os que gravitam em torno da corte. Nesta etapa, segundo ele, as pessoas somem e o capim vai tomando espaço.

O prefeito de Macaé, ao que parece, é um dos poucos gestores públicos que encerrará o segundo mandato sem que o capim chegue a soleira do seu gabinete. É disputado para as selfies e promete chegar em 2020 cacifado para eleger um sucessor.





FONTE:PORTAL VIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário