CHUVAS NA REGIÃO DIMINUEM E TENDÊNCIA É QUE NÍVEL DOS RIOS VOLTE À NORMALIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

27/01/2020

CHUVAS NA REGIÃO DIMINUEM E TENDÊNCIA É QUE NÍVEL DOS RIOS VOLTE À NORMALIDADE NOS PRÓXIMOS DIAS

        Cidade de Itaperuna têm cerca de 2 mil famílias desalojadas (Foto: Moacir Filho/Rádio 103FM Itaperuna)

POR BERNARDO RUST

A expectativa é de que os rios que cortam os municípios do Norte e Noroeste Fluminense voltem aos níveis normais nos próximos dias
As fortes chuvas que atingiram as regiões Norte e Noroeste Fluminense nos últimos dias deram uma trégua. A expectativa é de que os rios que cortam os municípios dessas regiões voltem aos níveis normais nos próximos dias, já que não há previsões de fortes tempestades em Minas e no Espírito Santo com a mesma intensidade das que caíram na última semana. Ainda assim, cerca de 6 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas nessas regiões.
Em Campos, a situação ficou mais crítica nos distritos de Três Vendas, que é cortado pelo Rio Muriaé, e Santo Eduardo, pelo Rio Itabapoana. Em Santo Eduardo, que fica na região Norte do município, três famílias tiveram de deixar suas casas no último sábado (25). Segundo o Major Edison Pessanha, coordenador da Defesa Civil de Campos, as famílias foram aconselhadas a sair dos seus imóveis pois estes corriam riscos de inundação devido a cheia do Rio Itabapoana.

Situação em outros municípios

A situação em outros municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense é bem mais grave. Em Cardoso Moreira, por exemplo, o Rio Muriaé transbordou na tarde do último sábado (25) e invadiu a BR-356, rodovia que dá acesso ao município. Até o momento, 50 famílias precisaram deixar seus imóveis devido ao transbordo do rio.

Já na cidade de Italva, no Noroeste Fluminense, aproximadamente 100 pessoas estão desalojadas. O nível do Rio Muriaé só parou de subir no domingo (26). A Defesa Civil local pede para que moradores de localidades ribeirinhas e mais baixas do município procurem abrigo em locais seguros.

Itaperuna é a que registra o maior número de desalojados e desabrigados. No maior município da região Noroeste, cerca de 2 mil pessoas estão desalojadas e outras 28 estão desabrigadas. A estimativa da prefeitura e dos órgãos competentes é de que 9 mil pessoas foram atingidas de alguma forma com as cheias do Muriaé. O prefeito da cidade, Dr. Vinicius, circulou pela cidade em um barco, oferecendo ajuda para à população.

A situação mais crítica, porém, é a do município de Porciúncula. A cidade que é cortada pelo Rio Carangola teve 85% do seu território inundado. O município foi o único a registrar morte por conta das chuvas no Estado. O corpo de um músico identificado como Anderson Titolei foi encontrado próximo ao Centro da cidade. Homens que circulavam em um bote encontraram o rapaz e tentaram reanimá-lo. Porém, não obtiveram sucesso.

Na cidade, cerca de 300 pessoas estão desalojadas e outras 84 desabrigadas. O governador do Rio, Wilson Witzel, visitou Porciúncula neste domingo (26) e se reuniu com prefeitos de outros municípios da região. Após a visita, Witzel anunciou que destinará uma verba de R$ 23 milhões para as áreas atingidas pela chuva.

FONTE:TERCEIRA VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário