SAUDOSO VILAREJO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

26/02/2020

SAUDOSO VILAREJO



 Falar de Ponte do Itabapoana, é recordar

Os belos tempos da mocidade

É morrer de saudade

De tanta gente amiga que se foi

É relembrar o "Cacique" chegando

Trazendo e levando esperanças

À estaçãozinha, nas noites enluaradas

E as meninas de saias engomadas

De olhares brejeiros

Acenando com um sorriso

Para quem partia.

Lá ia o trem e o silêncio ficava

Na vila que dormia.

Sr. João Dutra, Dona Benedita...

Exemplos de vida, de amor

Mas, para que citar nomes?

Não convém

Poderia esuqecer de alguém...

Falar do rio, das enchentes

Das crianças que pulavam da ponte

Da igrejinha no alto da colina

É falar de sudade

Da alma das lembraças

Que ficaram gravadas

Aqui bem dentro do peito

"Que os mortos descansem em paz"

E que os vivos não os esqueçam

Há coisas na vida da gente

Que não passam

E Ponte do Itabapoana ficou.
  
Poema Da Poetiza Verconda Espadarote 09/11/92.









PONTE DO ITABAPOANA-ES

 História

O distrito de Ponte do Itabapoana localiza-se ao extremo sul do município de Mimoso às margens do Rio ltabapoana com seus 92,4 km² de área territorial. A sede do distrito é uma vila a 88 metros acima do nível mar com 407.214 m² de área urbana, com boas edificações que demonstram "o auge de um passado histórico”. Em 1º de agosto de 1896 - Decreto nº 64 - foi elevado à categoria de município, uma vez que tinha renda, população e estrutura suficientes para se desmembrar de São Pedro do ltabapoana.

Um dos fatores que favoreceu o desenvolvimento da região foi a inauguração da Estação de ltabapoana em 1º de fevereiro de 1894, quando chegou a locomotiva da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina Raílway, com a denominação de Ramal de Santo Eduardo a Cachoeiro de ltapemirim. Em 1º de agosto de 1899 foi erigida e provisionada a Capela São Sebastião na sede municipal.

Em 1929, o município de Ponte do ltabapoana é suprimido, devido a crises econômicas e evasão de muitos fazendeiros para o estado vizinho do Rio de Janeiro, voltando com a mesma denominação à condição de distrito do então município de São Pedro do Itabapoana. Até a década de 1950, Ponte do Itabapoana ainda mantinha intensas atividades culturais como cinema, clubes e teatro, vindo diversas Cias. de Campos e da Capital - Rio de Janeiro.

Após este período muitas famílias começaram a deixar o distrito em busca de uma situação financeira melhor e uma boa qualidade de vida no estado do Rio de Janeiro e até mesmo no distrito de Mimoso do Sul onde vinha apresentando um forte crescimento econômico. Um dos motivos da evasão fora também as fortes enchentes que anualmente atingiam a vila, causando muitas perdas materiais das famílias que ali viviam. Contudo, muitas fazendeiros permaneceram com propriedades no distrito, mas com residência fixa em Santa Maria de Campos e outros municípios do Rio de Janeiro, fazendo com que toda a renda produzida em solos Itabapoanenses fossem transferidas e investidas em terras Fluminense. Como diz alguns populares da época: Aqui só tinha riqueza, mas quando os barões foram em bora levaram todo o dinheiro com eles. Agora não sobrou mais nada. (Relato de um morador de Ponte do Itabapoana)

Atualmente, verifica-se novas perspectivas na região, pois os Itabapoanenses estão lutando para resgatar suas perdas. Auxiliando nessa luta há a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Carlos Mattos cujo Magistério desempenha papel participativo nesse sentido. Muitos moradores tira suas rendas através do comércio, pois a sede distrital é cortada pela ES-297, principal rodovia que liga a BR-101 a região turística do Caparaó e a cidades importantes do Rio de Janeiro e Minas Gerais como Itaperuna-RJ e Muriaé-MG. Ainda são preservados no distrito casarios da época e Estação de Ponte do Itabapoana, símbolos de um passado histórico de muitas prosperidades.

O distrito é dividido em cinco comunidades rurais Cascata, Sossego, Ponte do Itabapoana, Santa Paz e União. Sua sede distrital fica a 48 km da sede Municipal de Mimoso do Sul com uma população estimada de 1.523 hab. Sendo cortado pelas ES-297 e ES-177 e pela ferrovia FCA. Seu território é banhado pelos rios Itabapoana ao sul servindo de divida entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e pelo rio São Pedro ao norte servindo de divisa entre os distritos de Ponte do Itabapoana – São Pedro do Itabapoana e Ponte do Itabapoana – Dona América. Dentre os córregos se destacam o Trindade divisa com o município de Apiacá, Outeiro, Cascata e Sossego.

Sua economia é voltada para o comercio e agropecuária destacando a produção de gado, cana, milho e café.



Nenhum comentário:

Postar um comentário