JUSTIÇA SUSPENDE TRECHOS DE DECRETOS DE WITZEL E CRIVELLA QUE FLEXIBILIZAM ISOLAMENTO SOCIAL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

09/06/2020

JUSTIÇA SUSPENDE TRECHOS DE DECRETOS DE WITZEL E CRIVELLA QUE FLEXIBILIZAM ISOLAMENTO SOCIAL

Arpoador nesta segunda-feira (8) tinha muitos surfistas e banhistas — Foto: G1 Rio

 A Justiça do Rio de Janeiro, a pediddo do Ministério Público e Defensoria Pública do estado, , suspendeu trechos dos decretos editados pelo governador Wilson Witzel e pelo prefeito Marcelo Crivella que autorizavam a flexibilização das medidas de isolamento social contra a Covid-19.

A decisão desta segunda-feira (8) é do juiz Bruno Bodart da Costa, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, que também definiu que uma nova audiência para tratar do tema seja realizada na próxima quarta-feira, às 14h. Também deverão participar da reunião os secretários de Saúde do estado e do município.

"O risco de grave dano irreparável para a concessão da liminar [decisão provisória] está presente, haja vista que o relaxamento inadequado das medidas de isolamento social pode causar uma aceleração do contágio por Covid-19 de difícil reversão, mesmo que as restrições voltem a ser estabelecidas posteriormente", escreveu Bodart.

Em ambos os casos, o magistrado sustou os efeitos dos decretos "até que seja apresentada a análise de impacto regulatório" referente às medidas de isolamento para conter a disseminação do vírus.

O juiz também estabeleceu que, caso as medidas determinadas por ele fossem descumpridas, Crivella e Witzel deverão pagar multa de R$ 50 mil.

Bodart também afirmou que "não se ignora o drama sofrido pelos comerciantes e trabalhadores cujas atividades vêm sendo restringidas como forma de retardar a expansão do contágio pela Covid-19". No entanto, o magistrado ponderou que "estão em jogo vidas humanas e quase sete mil pessoas já faleceram em todo o Rio de Janeiro" – 6.781, seggundo o último boletim da saúde.

"É dever constitucional dos governantes equacionar adequadamente esses valores tão caros à nossa sociedade em políticas públicas cuidadosamente desenhadas com base em evidências. Na hipótese, observa-se, em um juízo sumário, que esse dever foi descumprido pelos atos administrativos estadual e municipal que relaxaram as medidas de isolamento social até então adotadas", frisou o juiz.

Pedido de suspensão

O MPRJ e a Defensoria Pública ajuizaram a ação requerendo a suspensão do decreto estadual autorizando a flexibilização no sábado (6). Promotores e defensores públicos pediram que o estado apresente, em até 7 dias, estudos técnicos sobre a medida.

Em nota, o Governo do Rio disse na ocasião que o decreto considerou dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, incluindo a redução do número diário de óbitos e das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Caso a flexibilização fosse mantida, os autores pediam também que ela acontecesse de forma gradual ou por regiões, e que sejam feitas campanhas de esclarecimento para a população.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário