O governo decidiu prorrogar até 31 de julho o atendimento
remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo
portaria publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU). Com
isso, a reabertura gradual das agências, que estava prevista para começar a
partir de 13 de julho, foi adiada para 3 de agosto.
Em nota, o INSS informou que o adiamento do retorno gradual
do atendimento presencial “foi definido pelos dirigentes da Secretaria Especial
de Previdência e Trabalho e do INSS após nova avaliação das informações
apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pelo plano de ação de
reabertura indicar que um número reduzido de agências cumpriria todos os
requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista”.
O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março
como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus, e já havia antecipado
que esse prazo poderia ser prorrogado. “Essa decisão mostra que os gestores da
Previdência Social estão comprometidos com o objetivo de conciliar a segurança
sanitária da população e dos servidores com a garantia da proteção social dos
segurados e beneficiários”, acrescentou órgão.
Mesmo após a reabertura, o tempo de funcionamento das
agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento presencial
será restrito exclusivamente aos segurados e beneficiários com prévio
agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135) e a serviços que não
possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da
perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação
administrativa e cumprimento de exigências.
Exigência de recadastramento de aposentados segue suspensa
Também nesta quarta-feira, o governo decidiu suspender, até
30 de setembro, a exigência de recadastramento anual de aposentados e
pensionista, de acordo com instrução normativa do Ministério da Economia
publicada no DOU.
Central de atendimento
O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis
de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o
Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135. O INSS disponibiliza em seu
site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu
INSS. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e
benefícios, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.
FONTE:ITALVA EM FOCO
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