NOVA ONDA DE CASOS DA COVID-19 AUMENTA OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/08/2020

NOVA ONDA DE CASOS DA COVID-19 AUMENTA OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ


A ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de Campos por pacientes da Covid-19 volta a preocupar. A Folha recebeu neste sábado (15) a informação de que uma nova explosão de casos da doença, ocorrida após a reabertura de bares e restaurantes, estaria causando aumento considerável na internações nos leitos dos hospitais Dr. Beda e da Unimed. E que, no Centro de Combate e Controle ao Coronavírus (CCC), da Prefeitura, haveria uma definição para que fossem levados à UTI apenas pacientes internos. A denúncia foi negada pelo poder público municipal. Contudo, os números divulgados pelo Dr. Beda e pela Santa Casa de Misericórdia apresentam uma realidade de fato alarmante. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andreya Moreira, o início da semana foi bem preocupante, mas de quarta para cá a situação começou a melhorar. Neste sábado, foram confirmados quatro novos óbitos e mais 75 pacientes que testaram positivo. Agora, são 252 mortes e 3.791 casos confirmados da doença no município.

A falta de vagas em unidades foi evidenciada após uma médica de São Fidélis, que sofre de obesidade, ter encontrado dificuldade para ser transferida de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para alguma UTI. Após a procura, conseguiu ser internada no Hospital da Unimed, onde a suspeita inicial de Covid-19 foi descartada em teste de antígeno, sendo constatado quadro de cardiopatia.

Segundo o diretor da Santa Casa, Cléber Glória, dos 10 leitos de UTI oferecidos na unidade, nove estão ocupados, e o único restante funciona como uma espécie de reserva imediata para pacientes de leitos clínicos com possibilidade de agravamento do quadro de saúde.

Um dos administradores do Hospital Dr. Beda, o médico Diogo Neves informou que, por lá, a ocupação atual também se encontra próxima da totalidade dos 14 leitos, embora haja condição logística de ampliação. Na opinião de Diogo, o quadro atual do município é pior do que há um mês, devido ao entendimento incorreto de parte da população de que a mudança de fase no plano de retomada das atividades econômicas e sociais de Campos teria representado o fim da pandemia.

Em toda a rede municipal de acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, até sexta-feira (14), a ocupação total de leitos direcionados a pacientes com Covid-19 era de 65% em UTI's e 40% na clínica médica, considerando as unidades públicas e também as contratualizadas. "Embora esse número seja flexível — muda a todo momento de acordo com as altas e entradas de pacientes —, este índice se mantém neste sábado", diz a nota da superintendência de Comunicação.

A Prefeitura reforçou que não há fila de espera para entrada de pacientes na UTI do CCC, nem recomendação para que não sejam aceitos pacientes externos. "O município está atento aos indicativos para qualquer medida que se faça necessária para atendimento à população. A Vigilância em Saúde lamenta divulgação de fatos inverídicos, que podem atingir, diretamente, a população", complementa a nota.

A diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, informou que neste sábado (15) o Hospital da Unimed possuia seis leitos vagos, o Dr. Beda tinha cinco leitos vagos contando a unidade intermediária e o Prontocardio tinha um leito vago, do total de seis. "Sendo que no Beda estamos preparados para abrir mais leitos assim que for preciso", disse.

A Unimed, por sua vez, citou a ampliação do número de vagas desde o início da pandemia, e que "se mantém em plenas condições de atender seus clientes. O hospital vem repassando regularmente as informações de internações, leitos disponíveis e demais números sobre pacientes atendidos com coronavírus à secretaria de Saúde". A cooperativa médica complementa que "permanece diariamente tomando medidas que visam a saúde de seus clientes, dentre elas um canal direto para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e acompanhamento de casos que dispensam internação feito por uma equipe multidisciplinar de saúde".

Boletim — Quatro novos óbitos em decorrência da Covid-19 foram registrados neste sábado (15) em Campos, subindo para 252. Também consta no boletim atualizado nesta noite mais 75 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus, chegando a 3.791 casos confirmados, e outros 145 que estão com suspeita de infecção, elevando este dado para 9.814. Com 46 novos pacientes recuperados, o número de curas chegou a 2.750. De acordo com a Prefeitura, dos 9.814 casos considerados suspeitos, 155 pessoas estão com síndrome respiratória aguda grave, o mesmo número da véspera, enquanto 9.659 apresentam quadro de síndrome gripal.

FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário