MUNICÍPIO DE NATIVIDADE - RJ SALTA DAS 250 PIORES PARA AS 250 MELHORES NOTAS DO IDEB NO PAÍS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

11/10/2020

MUNICÍPIO DE NATIVIDADE - RJ SALTA DAS 250 PIORES PARA AS 250 MELHORES NOTAS DO IDEB NO PAÍS

 

Natividade, no Noroeste Fluminense, foi a única cidade do Brasil a avançar 2,5 pontos nos anos finais da Educação Base, saindo dos 3,4 pontos em 2017, para 5,6 pontos na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, divulgada no mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A comunidade comemorou o feito que tirou o município da faixa entre as 250 piores pontuações do país, passando para as 250 melhores. A Escola Municipal João Rodrigues França, no distrito de Bom Jesus do Querendo, obteve a melhor pontuação. Em todo Estado do Rio de Janeiro, Miracema foi a única cidade a avançar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As notas de Campos não foram informadas porque, segundo o Inep, o número de participantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi insuficiente para que os resultados fossem divulgados.

 

Professora da rede municipal de Natividade, a secretária de Educação Paula Ferreira dos Santos contou que teve que reorganizar toda a estrutura, para avançar.

 

-Quando a gente assumiu, em 2017, pegamos uma rede muito desorganizada, do ponto de vista pedagógico e, também, do ponto de vista administrativo. Eu percebi que não havia informações sobre os alunos e sobre os rendimentos — explicou.

 

Paula contou que teve que fazer um mapeamento completo da rede, cadastrando alunos professores e turmas. Além disso, apostou em métodos tradicionais como os conselhos de classe para gerar dados em um sistema próprio da secretaria, que também compilou dados dos simulados semelhantes à prova Saeb. “Nós começamos a monitorar o perfil do professor, cada componente curricular e oferecer suporte nas formações continuadas. O professor ajudou a construir esse currículo e aplicou nas turmas com essa devolutiva do sistema próprio, implantado na nossa gestão, que compila as informações, transformando em dados estatísticos”, explicou.

 

A secretária acrescentou ainda que o monitoramento dos alunos permitiu perceber fatores socioafetivos, familiares e de saúde, que poderiam estar interferindo no processo de aprendizagem. Alguns casos foram encaminhados à secretaria de Saúde e outros para um centro, da própria secretaria de Educação, com equipe multidisciplinar. Além disso, estabeleceu premiação para melhores professores e alunos e estimulou o envolvimento da comunidade.

 

A professora, que atuava com os fundamentais 1 e 2, acredita que o sistema de avaliação da própria rede foi fundamental para os resultados. Para a secretária, não houve fórmula mágica para o resultado. “Precisamos levar o professor a refletir a prática dele de ensinar, pensando do ponto de vista de como o aluno aprende. Nós não criamos nada inovador, não teve nada extraordinário, nós trabalhamos o básico, que é a prática pedagógica da sala de aula, de forma efetiva”, finalizou.

 

Com 15 mil habitantes, Natividade tem 175 alunos no segundo segmento e saltou de 3,1 pontos em 2017 para 5,6, ficando entre os 250 melhores municípios do país no resultado do Ideb de 2019.

 

Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário