COVID/ INFECTOLOGISTA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ FAZ ALERTA: "HOUVE UMA LIBERAÇÃO DESENFREADA" - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

07/12/2020

COVID/ INFECTOLOGISTA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ FAZ ALERTA: "HOUVE UMA LIBERAÇÃO DESENFREADA"

 85% de leitos de UTI estão ocupados esta semana em Campos

 


Os casos de Covid em Campos têm avançado de forma preocupante, assim como o número de óbitos. Segundo levantamento realizado pela equipe do Campos 24 Horas, nos últimos 30 dias o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus saltou de 8.696 para 11.501 casos, um percentual de aumento de 30,4%. O quantitativo de óbitos passou  de 432 para 483 pessoas mortas pela pandemia, um aumento de 10,2%. O  médico infectologista Nélio Artilles, em entrevista esta semana, afirmou que "as pessoas ficaram acreditando no controle da pandemia com a redução das taxas e das curvas de infectados. Aí houve uma liberação desenfreada" . Já a prefeitura publicou um decreto na sexta-feira com novas medidas restritivas.

 

Boletim oficial desta semana mostra ocupação de leitos públicos aptos ao tratamento da covid-19, foi  de 85% para leitos de UTI e 55% dos leitos de clínica médica. O total de pacientes recuperados é de 9.339 pessoas. Outros 11.196 casos foram descartados. 

  

As aglomerações e a flexibilização têm sido apontadas por médicos como as principais causas para a propagação do vírus e aumento do número de contaminados. 

  

“Com certeza, mas este aumento do número de casos ocorreu no momento logo após a flexibilização, quando as pessoas ficaram acreditando no controle da pandemia com a redução das taxas e das curvas de infectados. Aí houve uma liberação desenfreada. Há esse egocentrismo, esse negacionismo. Criamos uma estrutura de UTI, de hospitais, com a criação do CCC e do aumento do número de leitos. De repente, essa estrutura sumiu com o aumento exponencial do número de casos.”, disse o infectologista Nélio Artilles, em entrevista esta semana à uma emissora de rádio da cidade.  

 

O médico ressaltou a importância do uso da máscara e disse ainda que a situação em Campos beira o caos. “As pessoas não usam máscaras, outras usam no queixo ou no pescoço. Ora, a máscara é de importância fundamental para proteger o outro do que propriamente para proteger a si mesmo. Se duas pessoas se encontram, uma apenas estando contaminada, se ambas usarem máscaras as chances de propagação são pequenas. Se tivéssemos cuidados, lavássemos as mãos com freqüência, com uso de máscara e não houvesse aglomerações e festas, não estaríamos nesta situação que beira o caos”, afirmou.   

  

Em São João da Barra, a prefeita Carla Machado (PP), ao lado da secretária de Saúde, Arleny Valdes Arias  fez uma live esta semana pedindo as pessoas que evitem festas e aglomerações em bares neste período. “Se vai fazer o seu churrasquinho e tomar sua cerveja, pegue o celular e peça o serviço em delivery”. 

  

Com a explosão de casos de Covid em Rio das Ostras, o município adotou medidas  mais rígidas de flexibilização das atividades econômicas pelos próximos 15 dias por causa da elevação do índice de contaminação. O objetivo é conter o número de pessoas infectadas e liberar leitos para os pacientes.

 

Decreto Municipal proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em balcões dos estabelecimentos de qualquer natureza, permitindo a comercialização apenas para retirada ou delivery. Para diminuir ainda mais a circulação de pessoas nas ruas, o decreto proíbe o trânsito e a locomoção de pessoas de meia-noite às 5h. E nenhum estabelecimento comercial poderá estar aberto ao público entre meia-noite e 6h.

 

CAMPOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário