ELEIÇÕES DE 2020 TRAZEM RETROCESSO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ SEM REPRESENTATIVIDADE FEMININA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

04/12/2020

ELEIÇÕES DE 2020 TRAZEM RETROCESSO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ SEM REPRESENTATIVIDADE FEMININA

 

POR JOSIANE MORUMBI

 

Acabamos de sair das eleições municipais, que elegeram o nosso prefeito e vice-prefeito e os próximos vereadores da nossa cidade. Lamentavelmente, Campos não terá nenhuma representante feminina na próxima legislatura (2021-2024). Isso, muito embora, nos últimos anos, a MULHER tenha ganhado destaque, carreira e espaço no cenário político. A luta histórica das MULHERES pelo direito de ter voz em um ambiente predominante masculino, como a política, vem ganhando espaço, voto e o direito de serem eleitas. Em todo Estado do Rio o total de mulheres eleitas na eleição do último dia 15/11 foram: 10 Prefeitas  e 117 vereadoras eleitas. Dos 92 municípios do nosso Estado, 62 municípios elegeram mulheres para o legislativo e 28 figuram sem REPRESENTATIVIDADE FEMININA. Destes 117, número total de vereadoras eleitas, 13 foram eleitas como as mais votadas em seus municípios. 

 

Apesar disso, a importância da figura feminina na política ainda gera debate e está muito além do desejado. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica delas na política e que reverbera, até hoje, nesse cenário de baixa representatividade feminina no governo. Porém, se depender de nós mulheres, no poder, isso ficará para trás. 

 

O quadro de mulheres eleitas para, a partir de 2021, ficou assim em todo Estado:

 

Baixada Litorânea: 2 Prefeitas (Araruama e Saquarema) e 10 vereadoras;

 

Centro Sul Fluminense: 1 Prefeita (Paraíba do Sul) 14 vereadoras;

 

Costa Verde: 6 Vereadoras;

 

Médio Paraíba: 12 Vereadoras ;

 

Metropolina: 2 Prefeitas (Quapimirim e Japeri) 28 Vereadoras;

 

Noroeste Fluminense: 18 vereadoras;

 

Norte Fluminense: 5 Prefeitas ( Carapebus, Sub-Judice; Quissamã, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra), 11 Vereadoras;

 

Região Serrana: 21 Vereadoras.

  

Mesmo com a regra prevista no art. 10, § 3º da lei nº 9504/97, garantindo o percentual mínimo de 30% para candidaturas femininas, Campos dos Goytacazes, terra de Benta Pereira, Rosinha Garotinho, Mariana Barreto, Ivete Marins, Hermeny Coutinho, Maria da Penha Oliveira Martins,  mulheres desbravadoras que muito lutaram por nossos direitos e por nossa terra, principalmente para que a representatividade Feminina fosse uma constância, se vê retroagindo com um legislativo sem representação feminina, mas em nome delas e de todas as filhas dessa terra, não podemos esmorecer, precisamos unir forças, e em 2024, escrever uma história diferente para Câmara Municipal de Campos e reverter esse quadro da ausência de representantes mulheres eleitas na política Campista, e que sejam eleitas o mínimo de 30% na nossa Câmara, trazendo assim efetividade para as leis que garantem representatividade feminina na política brasileira.


CAMPOS 24 HORAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário