ES TEM OITO MUNICÍPIOS EM RISCO ALTO PARA COVID-19 E 52 EM RISCO MODERADO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

16/01/2021

ES TEM OITO MUNICÍPIOS EM RISCO ALTO PARA COVID-19 E 52 EM RISCO MODERADO

 


Oito cidades do Espírito Santo estão classificadas em risco alto para a Covid-19 no mapa de risco divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (15). A nova classificação entra em vigor na próxima segunda (18) e vale até o domingo (24).


Os municípios em risco alto são Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí, Iúna, Mimoso do Sul e São Mateus.


Em relação ao mapa anterior, apenas Guaçuí e São Mateus já estavam em risco alto e se mantiveram nesta classificação.


O número de municípios em risco moderado, que antes era de 59, caiu para 52. Já na classificação de risco baixo, o número subiu de 11 para 18.


Classificação de risco


(válido entre 17 e 24 de janeiro)


Risco alto: Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí, Iúna, Mimoso do Sul e São Mateus.


Risco moderado: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.


Risco baixo: 


Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Castelo, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.


Cálculo


A matriz de risco de convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.


Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.


A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

 

G1/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário