GREVE DOS CAMINHONEIROS: APESAR DE APELO FEITO POR BOLSONARO, SINDICATOS CONFIRMAM GREVE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

30/01/2021

GREVE DOS CAMINHONEIROS: APESAR DE APELO FEITO POR BOLSONARO, SINDICATOS CONFIRMAM GREVE

  Entre as demandas dos caminhoneiros, estão uma aposentadoria especial para o setor

 


Apesar do apelo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), feito a caminhoneiros nessa quarta-feira (27), os sindicatos da categoria afirmaram à CNN que a greve está mantida. 

 

Um ofício enviado ao governo federal pelo Conselho Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (CNTRC) confirma a paralisação para esta segunda-feira (1º), caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas. O grupo sindical afirma ter 40 mil filiados em 22 estados brasileiros.

 

Entre as demandas dos caminhoneiros, estão uma aposentadoria especial para o setor, piso mínimo estabelecido para frete e fiscalização mais atuante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

A Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB) também confirmou participação na greve. De acordo o presidente da ANTB, Jose Roberto Stringascida,  a política de preço dos combustíveis é um fator relevante para a paralisação da categoria.

  

“O reajuste no preço [do combustível] precisa ser no mínimo a cada seis meses. O ajuste semanal torna impossível o trabalho dos caminhoneiros”, disse Stringascida.

 

O protesto dos sindicatos ocorre na mesma semana em que a Petrobras anunciou mais um reajuste de 5% no preço da gasolina. Com isso, o combustível acumula alta de 13,4% em 2021. O diesel também será reajustado em 4,4%.

 

Na tentativa de desmobilizar a greve, Jair Bolsonaro deve anunciar em breve a redução do PIS/Cofins que incide sobre o óleo diesel. Segundo fontes da CNN, o ministro Paulo Guedes vem dizendo que a ideia é “atenuar” o recente aumento no preço do diesel na bomba, e não zerar completamente os dois impostos.

 

Ministério classifica posição como 'isolada'

 

Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que "não há uma única entidade de classe representativa para falar em nome do setor", e que "que qualquer declaração feita em relação à categoria corresponde apenas à posição isolada de seus dirigentes".

 

"Nenhuma associação isolada pode reivindicar para si falar em nome do transportador rodoviário de cargas autônomo e incorrer neste tipo de conclusão compromete qualquer divulgação fidedigna dos fatos referentes à categoria", afirma a pasta em nota.

 

Fonte: CNN

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário