QUAL O TEMPO MÁXIMO QUE POSSO SEGURAR O XIXI SEM CAUSAR UM MAL À SAÚDE? - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/01/2021

QUAL O TEMPO MÁXIMO QUE POSSO SEGURAR O XIXI SEM CAUSAR UM MAL À SAÚDE?

 

Para as mulheres, o correto é não passar de 3 a 4 horas, para os homens, de 4 a 5 horas

 

Para as mulheres, o correto é não passar de 3 a 4 horas, para os homens, de 4 a 5 horas. Para elas, segurar mais do que o tempo indicado aumenta o risco de infecção urinária. Isso porque a principal bactéria causadora do problema necessita em torno de 4 horas para colonizar o períneo (espaço entre o ânus e a vagina) e adentrar a uretra. Durante o xixi, o jato urinário, mecanicamente, empurra as bactérias para fora e a urina lava a região, impedindo a infecção. Mas se demorar muito tempo para fazer xixi, a bactéria consegue invadir a uretra e, a partir daí, mesmo urinando, fica mais difícil de se livrar do micro-organismo.

 

No caso dos homens, até pode acontecer de surgir uma infecção urinária por ficar muito tempo sem fazer xixi, mas não é tão frequente. Já em médio e longo prazos, tanto para eles quanto para elas, pode ocorrer uma distensão da bexiga. As fibras musculares localizadas na parede do órgão perdem a capacidade de contrair a bexiga para ocorrer o ato de urinar. Então, na hora de fazer xixi, o órgão não consegue eliminar todo o líquido, ficando uma pequena quantidade ainda dentro da bexiga (chamado de volume residual). Isso aumenta o risco de infecção urinária e até mesmo a necessidade de passar um dreno na uretra para esvaziar a bexiga.

 

Além disso, é importante não forçar a saída do xixi. Quando isto acontece, o assoalho pélvico —que precisa estar relaxado para que o órgão libere a urina — é contraído, o que causa uma resistência na eliminação do xixi. Para quem faz isso sempre, após alguns anos pode levar a momentos de dor na bexiga e o órgão também pode passar a funcionar somente com o comando de força muscular. Já no final do xixi é normal que ocorra um certo esforço abdominal para que saia o resto da urina, mas é pouco eficaz, porque a bexiga está trabalhando exatamente para eliminar todo o volume de líquido que está dentro dela, esvaziando-a por completo.

  

Do que é composta a urina?

  

Os rins funcionam como um filtro de nosso sangue, retirando as impurezas e eliminando-as diluídas em água, esta é a urina. São muitas as substâncias que compõem o xixi. A principal delas é a ureia, que vem da metabolização das proteínas. Mas também são encontrados elementos como sódio e potássio e moléculas mais complexas, como o ácido úrico e o oxalato. Por isso, lembre-se sempre: deu vontade de urinar, não segure por muito tempo e corra para o banheiro.

  

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário