PARTE DE TETO DO HOSPITAL GERAL DE GUARUS DESABA E FERE FUNCIONÁRIA E PACIENTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/02/2021

PARTE DE TETO DO HOSPITAL GERAL DE GUARUS DESABA E FERE FUNCIONÁRIA E PACIENTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

 


Parte do teto de gesso do Hospital Geral de Guarus (HGG) caiu na tarde dessa quinta-feira (11), em função de uma infiltração, e feriu uma funcionária e a paciente Conceição Cordeiro de Maria Ribeiro, de 88 anos. O acidente aconteceu em uma sala que faz parte da Unidade de Pacientes Graves (UPG) do hospital. Funcionários comentaram nas redes sociais que o teto estava em péssimas condições, e a Prefeitura se referiu em nota ao "abandono e falta de manutenção da unidade hospitalar".


A funcionária do HGG que se feriu foi atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM), passou por exames de imagem e não foi constatada nenhuma gravidade. Ela foi liberada após o atendimento médico. Já a paciente, que apresentava um quadro grave de doença respiratória, foi transferida para o CTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC). Segundo a Prefeitura, o acidente não alterou o quadro de saúde da paciente.


Segundo a neta da paciente atingida, sua avó deu entrada na unidade de saúde em 17 de janeiro. “Ela é uma paciente acamada há mais de 24 anos, devido a cinco AVCs que sofreu há 24 anos. Deu entrada no HGG no dia 17, tendo o sexto AVC. Ela não anda e não fala, só tem uma perna, pois a outra foi amputada há um ano. É uma paciente super debilitada, em estado grave. Após uma semana internada, surgiu ainda uma suspeita de Covid, sendo que a tomografia do dia que ela entrou não apontou suspeita nenhuma. Ela chegou a ser transferida para o São José e retornou para o HGG, ficando lá até a tarde de ontem (quinta-feira, 11)”, disse a neta. “Após o acidente, a transferiram para a Beneficência. Fui ao hospital ontem, pois queria ver como ela estava após o susto. A encontrei quando estava indo fazer uma tomografia para ver se tinha ocorrido algo mais grave após o acidente. Fui informada pelo médico que ela sofreu uma contusão no supercílio, mas a tomografia não apontou nada mais grave de acordo com o médico”, complementou.


Reclamações sobre o tratamento foram feitos pela neta. “Hoje (sexta-feira, 12), a Beneficência entrou em contato com a minha irmã querendo saber o quadro clínico da minha avó, o que deveria ter sido passado pelo médico do HGG para o médico da Beneficência. A assistente social disse que nada tinha sido passado ainda. Minha avó sofre um acidente sob responsabilidade deles, eles a transferem para a Beneficência e sequer passam o caso. Um descaso total. Muito triste ver como está a Saúde da nossa cidade. Falta medicação, falta material e falta estrutura. Um verdadeiro absurdo”, lamentou. Ainda segundo ela, o acidente aconteceu por volta das 16h de quinta, e a família só teria sido comunicada após as 19h.




Questionada sobre as denúncias, a direção do Hospital Geral de Guarus (HGG) disse que a informação não procede, "pois não existe transferência de paciente sem comunicação e envio do prontuário do mesmo. O quadro de saúde do paciente é um dos critérios para efetivação da transferência. Conforme informado anteriormente, a paciente já apresentava um quadro grave de doença respiratória, foi transferida para o CTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC). O acidente não alterou o quadro de saúde da paciente".


A direção do HGG informou, também, que uma infiltração causou o desabamento da placa de gesso. "Este é um problema crônico que vem se arrastando nos últimos anos. A atual gestão informa ainda que um estudo para reforma da unidade está em andamento", informaram.


Em nota, a Prefeitura de Campos informou que no momento que a atual gestão assumiu foi realizada uma vistoria no HGG e, na ocasião, foi constatado o abandono e falta de manutenção da unidade hospitalar, inclusive com obras inacabadas, falta de insumos, má condições da estrutura física do prédio, além de funcionários trabalhando em péssimas condições. "Desde que a vistoria foi realizada, a Prefeitura de Campos vem se empenhando para buscar recursos junto ao Governo Federal para a reforma da unidade. A liberação dos recursos segue os trâmites legais junto à esfera federal. A direção da unidade comunica que a paciente e a funcionária tiveram uma pequena escoriação da pele e estão bem", disse a nota.


FONTE:FOLHA 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário