RIO ITABAPOANA CHEGA AOS 3,97M ÀS 17H DESTE DOMINGO E BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ TEM 42 PESSOAS DESABRIGADAS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

22/02/2021

RIO ITABAPOANA CHEGA AOS 3,97M ÀS 17H DESTE DOMINGO E BOM JESUS DO ITABAPOANA/RJ TEM 42 PESSOAS DESABRIGADAS

 


O prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, fez uma live na tarde deste domingo (21/02), ao lado do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Fábio Mello, na qual eles informaram à população sobre a cheia do rio Itabapoana. O prefeito contou que o monitoramento do rio é constante e que, aos primeiros minutos da madrugada de hoje, a vazão da HE Rosal estava em 295m³ por segundo. Às 8h, havia aumentado para 313m³ por segundo.

 

"O que acontece na HE Rosal se reflete no nível do rio dentro de Bom Jesus do Itabapoana, normalmente, daí a 8 horas. Mas como o nível já estava alto, essa velocidade aumentou, e o reflexo se deu em 6h. Então, o que aconteceu lá às 8h da manhã, foi o que colhemos às 14h, quando o rio atingiu 3,98m", explicou o prefeito.

 

Às 16h deste domingo, a vazão da HE Rosal estava em 301m³. "Não é uma diferença grande, mas o fato de a vazão não ter aumentado já nos tranquiliza, porque tende a reduzir ou pelo menos estabilizar o nível do rio dentro de Bom Jesus do Itabapoana", acrescentou, pedindo que a população se mantenha vigilante, mas sem desespero. Às 17h de hoje, o rio registrava 3,97m.

 

O secretário municipal Fábio de Mello informou que atualmente Bom Jesus do Itabapoana tem 42 pessoas desabrigadas pela cheia do rio Itabapoana. São 12 famílias que tiveram suas casas afetadas pela água e procuraram abrigo da prefeitura, em escolas municipais. Já os desalojados, explicou, são as pessoas que são afetadas pela enchente e procuram abrigo na casa de parentes ou amigos. "Vamos manter o constante monitoramento do rio e o trabalho nas ruas até quando for necessário, por todo o tempo que durar a cheia", disse Fábio.

 

Sobre o fornecimento de água em Bom Jesus do Itabapoana, o prefeito explicou que a Cedae desliga a bomba, suspendendo o serviço, quando o rio atinge 4,5m. "Estamos com o rio a menos de 4m, então a Cedae não vai desligar a bomba agora. Também não é previsto, pelo acompanhamento da vazão do rio nas últimas horas, que ele chegue a 4,5m. Mas pode acontecer. Se os números que estamos acompanhando começarem a apontar uma trajetória crescente rumo a 4,5m, nós emitiremos um comunicado de que há probabilidade de ocorrer a suspensão do fornecimento de água. E pediremos a cada um para economizar água. No momento, ainda não é matematicamente necessário fazer este comunicado", disse.

 

Paulo Sergio Cyrillo aproveitou para agradecer a todos os servidores que estão trabalhando durante a enchente, chamando-os de "guerreiros" que lutam para bem servir a cidade.

 

Em caso de emergência com a enchente ou fortes chuvas, a população de Bom Jesus do Itabapoana deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: (22) 3831-1403 ou (22) 99943-0692.

 


Ascom PMBJI

Nenhum comentário:

Postar um comentário