AMERICANO O GLORIOSO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/03/2021

AMERICANO O GLORIOSO

 


Maior vencedor da história do Campeonato Fluminense de Futebol (relativo ao Estado do Rio pré-fusão com a Guanabara) e maior clube da cidade de Campos dos Goytacazes, o Americano ingressou no Campeonato Carioca em 1976 (antes mesmo da fusão das entidades) e disputa até os dias de hoje.

 

No ano de 1922, com apenas oito anos de existência, o clube já ostentava, em suas fileiras, dois jogadores convocados para a Seleção Brasileira: Soda e Mario Seixas. Nesse mesmo ano o Americano disputou uma partida amistosa contra a seleção do Uruguai, que viria a ser campeã olímpica dois anos depois, se sagrando vencedor, o placar foi Americano 3×0 Uruguai. Em 1930, outro jogador alvinegro foi convocado para disputar a Copa do Mundo do Uruguai: Poli, Policarpo Ribeiro, que inclusive foi homenageado com uma placa no Hall Social do clube. Em termos de título, o que mais orgulha o torcedor do alvinegro campista é o inédito título de ênea-campeão campista e do interior do Rio de Janeiro, uma conquista inédita. São nove títulos consecutivos por duas ocasiões.

 

Na campanha de 1967/75, período em que o Americano somou os nove títulos seguidos no Campeonato Campista.  

 

O jogo decisivo do Campeonato Campista de 1975 e que consagrou o Americano nove vezes seguido campeão, foi disputado na noite de 17 de fevereiro de 1976. O Jornal dos Sports do dia seguinte publicava: Com um gol de Paulo Roberto, de pênalti, aos 40 minutos da fase final, o Americano sagrou-se ênea campeão campista de futebol ao derrotar o Goytacaz,  no Estádio Godofredo Cruz, na terceira partida da série melhor de quatro pontos, que indicou o campeão de 1975. A renda foi de Cr$ 115.055,00, com 8.125 pagantes, e o juiz, com boa atuação, o carioca José Roberto Wright. Os dois times formaram assim: Americano – Dorival; Nei Dias, Luisinho, Luís Alberto e Capetinha; Ico, Russo e Rangel; Luís Carlos, Dionísio e Paulo Roberto; Goytacaz – Miguel; Totonho, Paulo Marcos, Nad e Júlio César; Ricardo Batata, Wílson Bispo e Naldo (Pontixeli); Piscina, Tuquinha e Chico.

 

Na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, o Americano foi incluído, como parte da fusão entre dois Estados brasileiros, no Campeonato Nacional de 1975, tornando-se, com isso, o primeiro clube do lugar e até mesmo do interior do novo Estado do Rio de Janeiro, a participar de tal certame.

 

O seu melhor desempenho foi a 27° colocação em 1978, entre 74 participantes. No Campeonato Carioca, sua melhor colocação foi o vice-campeonato de 2002, ano em que conquistou a Taça Guanabara (Primeiro Turno) e a Taça Rio (Segundo Turno).

 

A partir dos anos 1980, incluiu em seu currículo vitoriosas excursões ao exterior, figurando como as mais importantes, a de 1981, realizada na Ásia e vencida sobre a Seleção da Coréia do Sul, na chamada Taça do Rei, além de outras em1984, onde o Americano venceu por 1×0, a 17 de janeiro, a Seleção de Oman, a mesma que foi goleada por 4×1 dois dias depois. Dia 24 o Americano perdeu de 1×0 para a Seleção de Tóquio, dia 27 goleou a Seleção da Malásia por 4×0, dia 29 perdeu de 2×0 para o time inglês Sensea, dia 30 perdeu de 2×1 para a Seleção de Tóquio, dia 5 de fevereiro o Americano derrotou a Seleção de Dubai por 1×0, dia 7 perdeu de 2×1 para a Seleção dos Emirados Árabe, dia 9 derrotou o Al Nasser por 1×0 e, no dia 13, encerrando o novo giro, derrotou a Seleção da Arábia Saudita por 1×0 e a de 1994 realizada mais uma vez no Oriente Médio.

 

Em 1987, representou o Estado do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, sagrando-se campeão, numa final histórica contra a Seleção de São Paulo que ostentava cinco jogadores da Seleção Brasileira.

 

Atuou trinta vezes no Campeonato Brasileiro de Futebol? Sendo,  7 vezes na Série A, 18 na Série B e 5 na Série C. Foi campeão do Módulo Azul 1987 (um dos dois módulos equivalentes à Série B), vice-campeão da Série B 1986 e quarto colocado em 3 edições (1988, 1991,1994).

 

Em 15 de março de 1980 o Americano aplicou sua maior goleada em campeonatos brasileiros, ao derrotar o Botafogo-BA por 7 a 0 na casa do adversário.

 

Também tem outro triunfo no futebol do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira equipe do interior a vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio.

 

Em 1993, o Americano Futebol Clube, tirou uma invencibilidade de quarenta e cinco partidas do Club de Regatas Vasco da Gama, derrotando a equipe carioca no estádio Godofredo Cruz pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Pelica, aos 30 minutos da primeira etapa. Após muitos anos sem jogar um amistoso internacional, o Americano enfrentou o Huracán Buceo, do Uruguai, em 2008, no Estádio Godofredo Cruz, vencendo a partida amistosa pelo placar de 4 a 0.

 

No ano de 2009, eliminou nos pênaltis, o Botafogo, em confronto válido pela segunda fase da Copa do Brasil de 2009. No mesmo ano, se sagrou campeão do Torneio Moisés Mathias de Andrade, após derrotar por 1×0 a equipe do Mesquita Futebol Clube no maracanã com um gol do atacante Kieza, aos 44 minutos do segundo tempo.

  

FONTE:AMERICANO FUTEBOL CLUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário