CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: 186 ANOS DA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DO RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

28/03/2021

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: 186 ANOS DA MAIOR CIDADE DO INTERIOR DO RJ

As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães"

 


Campos completa neste domingo (28) 186 anos de elevação de Vila à categoria de cidade. A mais populosa do interior do estado do Rio de Janeiro e com a maior extensão territorial do estado. A cidade do petróleo e do chuvisco. Criada ao longo de milênios pelo generoso rio Paraíba do Sul, terra de aluvião, a planície goitacá encanta com a sua fauna e flora riquíssima e diversificada, vastidão de verdes de todas as tonalidades, varrida pelo vento nordeste.

 

As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.

 

O mar de Campos detém as maiores reservas de gás natural e petróleo do País, onde a Bacia de Campos é a principal área petrolífera explorada no território brasileiro.

  

A cidade também concentra a maior parte da indústria cerâmica fluminense. Das sete usinas de açúcar e álcool do estado, seis estão em Campos.

 

A cerâmica, o couro, a palha e a madeira são os materiais de destaque em seu artesanato.

 

Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos. Havendo grande tradição cultural e política na região da chamada Baixada Campista.

 

Como atrativos naturais destacam-se Morro do Itaoca - Campos é considerada a capital do voo livre por conta do Morro do Itaoca, com 414 metros de altura, aonde existe a prática de voo livre - Região do Imbé, Praia do Farol de São Tomé, Rio Preto, Lagoa de Cima, Cachoeira de Rio Preto.

 

A conta com diversos atrativos e monumentos históricos que representam sua tradição cultural , como o Museu Histórico de Campos, o Arquivo Público Municipal, o Teatro Municipal Trianon e a Casa de Cultura Villa Maria, entre outros.

 

FONTE:CAMPOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário