CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ PODERÁ FECHAR COMÉRCIO OUTRA VEZ PARA EVITAR COLAPSO DA SAÚDE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/03/2021

CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ PODERÁ FECHAR COMÉRCIO OUTRA VEZ PARA EVITAR COLAPSO DA SAÚDE

 

 

Segundo fonte do alto escalão do governo Wladimir Garotinho (PSD), Campos deve fechar novamente o comércio dos serviços não essenciais por conta do aumento rápido da ocupação dos leitos clínicos e de UTI’s das redes pública e privada para Covid-19. Nessa terça-feira (16), a evolução na taxa de ocupação foi de 68,91% nas UTI’s e de 73,17% nos clínicos. Segundo o blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa, uma reunião do comitê de crise foi convocada emergencialmente para esta sexta-feira (19), quando a decisão deve ser oficializada, com base em critérios estatísticos e epidemiológicos que indicam a volta da Fase Laranja. Para dar tempo aos comerciantes de se prepararem, ela deve passar a vigorar a partir da próxima terça (23).


Com a mudança de fase, a previsão inicial é de parar por uma semana, como aconteceu entre 19 e 24 de janeiro. O objetivo será tentar achatar a curva de contaminação da doença, que voltou a explodir com a chegada à cidade de variantes mais agressivas do vírus, e evitar o colapso da rede de saúde do município, para não deixar doentes morrerem sem direito a atendimento.


— Campos não é uma ilha. Com os 100% de ocupação de leitos para a pandemia no Noroeste e com Macaé já na Fase Vermelha, Campos, que está entre os dois, tem que se preparar também não entrar em colapso da sua rede de saúde — explicou a fonte do governo Wladimir.


Para se ter um ideia da gravidade atual, no Hospital da Unimed, os 17 leitos UTI-Covid estão ocupados em 100%. Os números desta terça-feira, quando comparados com os índices de segunda-feira (15), mostram o salto em 24 horas e chama atenção para quadro de internações: eram 63,38% nas UTI’s e 65,62% nos leitos clínicos.


A situação também se complica no Noroeste Fluminense (Bandeira Vermelha), com 100% dos leitos do SUS ocupados em Itaperuna (10), Bom Jesus do Itabapoana (40) e Miracema (6). Inclusive, seis pacientes aguardavam há mais de 24 horas vacâncias para serem internados, nesta terça. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde.


Ainda nesta terça, um novo decreto atualizou as medidas de prevenção em Campos. Elas ficarão em vigor até a próxima segunda-feira (22). Dentre as medidas bares abertos até 21h, sem música ao vivo, restaurantes e congêneres em funcionamento até às 23h. Consta ainda a proibição de crianças, menores de 5 anos, em shoppings.

 

Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário