PRODUTORES RURAIS MUNICÍPIO DE ITALVA-RJ E REGIÃO APOSTAM NA COLHEITA DE ARROZ PRETO E VERMELHO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

23/03/2021

PRODUTORES RURAIS MUNICÍPIO DE ITALVA-RJ E REGIÃO APOSTAM NA COLHEITA DE ARROZ PRETO E VERMELHO

 


Produtores Rurais do município de Italva iniciaram a colheita da safra 2021/22 das cultivares gourmet SCS Onix 120 e IAC 600 (arroz preto) que têm características diferenciadas do arroz tradicional. A tecnologia foi desenvolvida pelo Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, da Pesagro-Rio, localizada em Campos dos Goytacazes/RJ.

 

Segundo o pesquisador Silvino Amorim Neto, que coordena as pesquisas com a cultura do arroz na Pesagro-Rio, esse produto agrega mais valor devido ao seu alto valor nutricional, propiciando maior ganho para o produtor, como é o caso da produtora Benise de Freitas, que tem sua propriedade localizada na Microbacia de Formosia, no interior de Italva.

 

Com a expectativa de colher uma tonelada de grãos da cultivar SCS ONIX 120, a produtora está comercializando a produção a R$ 35,00 o quilo, o que melhora bastante a sua renda e valoriza a propriedade. Toda a produção é feita de forma artesanal e agroecológica para manter a qualidade do produto, contando com o apoio e o incentivo da Pesagro-Rio e da Secretaria de Estado de Agricultura.

 

Em parceria com 35 produtores rurais do Noroeste Fluminense, a produção de grãos esperada destina-se ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e os grãos de arroz gourmet (preto e vermelho) a serem colhidos destinam-se à exploração do novo nicho de mercado surgido com o interesse da alta gastronomia por esses materiais especiais.

 

Outros produtores utilizaram as sementes de cultivares Esmeralda, Epagre 109 e Pampeiro, o que permitiu ao conjunto de agricultores alcançarem de 40 a 50 toneladas de grãos nesta safra. “A qualidade das sementes e o bom regime de chuvas permitiu uma alta produtividade nesta safra”, disse Silvino.

 

“Nosso foco é organizar esses produtores numa cooperativa para que eles, com seu CNPJ, possam fornecer seus produtos também  às redes de supermercados da região”, finalizou o pesquisador da Pesagro. (Por: Silvino Amorim Neto/Pesagro-Rio)

 

FONTE:FOLHA DE ITALVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário