SECRETÁRIO DO AMBIENTE DE ITALVA-RJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

11/03/2021

SECRETÁRIO DO AMBIENTE DE ITALVA-RJ PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 O evento tem por objetivo capacitar técnicos dos municípios a identificar indicadores geradores de receita do ICMS Ecológico.

 

Secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, na abertura do Seminário que foi realizado no Teatro Municipal Trianon.

 

O Secretário Municipal do Ambiente de Italva, Miguel Carvalho, participou nesta quarta-feira (10/03) do primeiro dia do Seminário Regional sobre ações mitigadoras para o desenvolvimento sustentável. O encontro “Diálogos Sustentáveis”, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), tem como foco a identificação de indicadores relacionados aos cuidados com o meio ambiente, capazes de gerar receita por meio do ICMS Ecológico diferenciado na razão de 2,5% do total de ICMS arrecadado pelo Estado.


 

Miguel Carvalho – Secretário do Ambiente de Italva/RJ.


O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, recepcionou autoridades do Governo do Estado, prefeitos, vice-prefeitos e secretários da área ambiental dos municípios.

 

– É um prazer Campos sediar um evento dessa natureza neste momento em que muitos municípios estão financeiramente quebrados e precisam de recorrer ao Estado e ao Governo Federal. Nós temos que administrar folha de pagamento mensal acima de R$ 80 milhões que em 2021 atinge a 1 bilhão e 100 milhões de reais porque temos que quitar 15 folhas. É muito importante este alinhamento dos municípios com o Estado para fazer ajuste de sobrevivência”, destacou Wladimir Garotinho.

 

Dentre as autoridades do Governo do Estado participaram o Secretário Estadual do Ambiente, Thiago Pampolha; o subsecretário Estadual de Saneamento, Sérgio Mantovani; o subsecretário Estadual de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves; e outras autoridades da gestão da Subsecretaria Estadual de Recursos Hídricos e Sustentabilidade. Também participaram representantes dos municípios Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, São José de Ubá, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

 

Thiago Pamplona destacou que “o objetivo do evento é o de capacitar as equipes técnicas da área ambiental dos municípios a identificar indicadores que são potenciais geradores de ICMS Ecológico que resulta em mais preservação do meio ambiente e mais qualidade de vida para a população”.

 

O evento segue nesta quinta-feira (11/03) com reunião técnica com secretários de Meio Ambiente e técnicos dos 19 municípios. O curso de capacitação do ICMS Ecológico 2021 vai preparar as secretarias na avaliação dos critérios de pontuação, preenchimento de documentos e orientações para que os municípios possam enviar suas informações, para compor a avaliação do Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA). O curso de capacitação terá o coordenador do programa do ICMS Ecológico, Emiliano de Angelis Reis.

 

FONTE:FOLHA DE ITALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário