INDÚSTRIA DO NOROESTE FLUMINENSE PUXOU AUMENTO DE EMPREGOS NOS MESES DE LOCKDOWN - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/05/2021

INDÚSTRIA DO NOROESTE FLUMINENSE PUXOU AUMENTO DE EMPREGOS NOS MESES DE LOCKDOWN

 

Em março e abril, Indústria e Construção tiveram saldo positivo de 191 vagas no Noroeste Fluminense. Itaperuna se destacou nas atividades de construção de edifícios

 

A construção de edifícios em Itaperuna e a indústria em geral no Noroeste Fluminense, foram alguns dos maiores responsáveis pelos índices positivos de emprego em março e abril deste ano, meses marcados pelas medidas mais rígidas no combate à pandemia. Itaperuna se destaca ainda no ranking estadual, figurando como o sétimo município em todo o estado com mais contratações no setor de Construção Civil nos dois meses mais críticos do ano.

 

“A Construção Civil é um pilar fundamental do desenvolvimento estadual, e justamente pensando nisso, a Firjan inaugurou o mais moderno centro de formação profissional e inovação do país. A unidade conta, inclusive, com cursos à distância, o que permite atender também ao mercado da nossa região e desenvolver ainda mais esse setor tão importante na geração de empregos”, destacou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

 

A resiliência da economia do noroeste, que se evidenciou durante o lockdown de março e abril, teve Itaperuna como expoente. Na cidade, a indústria foi a maior contratante (+142), bem a frente do comércio (+37). Já entre as atividades que mais empregaram, além da construção de edifícios em primeiro (+78), estão atividades hospitalares (+26) e atividades ambulatoriais (+17) – o que mostra o setor de construção superando vagas antes em evidência por conta da pandemia.

 

 Na análise regional do período o panorama é semelhante, com o Comércio (+141) pouco atrás da Indústria (+191). A atividade varejista de ferragens, madeira e materiais de construção (+37), ao lado da construção de edifícios (+37), foram as principais contratantes no saldo de todos os municípios da região em março e abril. No total de vagas em todos os setores, Itaperuna (+207) e Santo Antônio de Pádua (+131) se destacam, figurando ainda como os principais contratantes na Indústria, com respectivamente 142 e 59 vagas abertas.

 

“O quarto saldo positivo seguido mostra a continuidade das contratações mesmo num cenário de agravamento da pandemia. E isso indica que os empresários já estão mais adaptados às condições de trabalho impostas pela crise sanitária, e enxergam um horizonte positivo na economia da região” explica Marcio Felipe Afonso, Especialista de Estudos Econômicos da Firjan.

 

Capacitação na Construção Civil

 

Para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da Construção Civil, a Firjan lançou na semana passada, como parte das comemorações do Dia da Indústria (25/05), o Novo Centro de Referência da Construção Civil da Firjan SENAI SESI Tijuca. A unidade tem capacidade para atender até 3.000 alunos por ano, inclusive com cursos em EAD, que torna o centro acessível a todos os municípios fluminenses.

 

Os cursos contam com o que há de mais avançado em tecnologias voltadas para o setor, como fabricações digitais e prototipagem rápida; além de novos processos construtivos como pré-moldados e steel frame, bastante disseminados em outros países e que trazem ganhos de qualidade e produtividade. Há, ainda, cursos na área de energias renováveis, instalações para reuso e tecnologias de automação predial e residencial.

 

Além dos títulos de qualificação de profissionais, há outros de aperfeiçoamento para vários níveis e, também, cursos técnicos de edificações e de energias renováveis, inclusive em uma modalidade articulada com o Ensino Médio, direcionada para jovens.

 

Outras informações sobre o Centro e os cursos disponíveis estão aqui: https://www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/lista_cursos

 

Fonte: Felipe Sáles - Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário