PEQUENOS PRODUTORES CAMPISTAS AVANÇAM NA PRODUÇÃO DE QUEIJOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

13/05/2021

PEQUENOS PRODUTORES CAMPISTAS AVANÇAM NA PRODUÇÃO DE QUEIJOS

 

Município conta com 12 agroindústrias de laticínios que agregam valor à produção com ganho de 50% sobre o valor do leite vendido direto para usinas

 

Pequenos produtores de Campos tem alcançado avanços significativos agregando valor à produção de leite com a fabricação de queijos. O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, o subsecretário Alberto Moffati, além de técnicos da secretaria, visitaram nesta quarta-feira (12) a propriedade do produtor Paulo Sérgio Silva Guimarães, no distrito de Morangaba, na região do Imbé. Em vez de vender o leite de vaca e de búfala, que produz em sua propriedade, Paulo Sérgio montou uma pequena agroindústria e processa 600 litros de leite de búfala e 1000 litros de leite de vaca por dia e fabrica queijos tipos mussarela, palmitinho, frescal, parmesão, bolinha para churrasco, barrinha de búfala e cerejinha de búfula.

 

Paulo Sérgio relata que iniciou sua produção de queijos de forma artesanal e quando adolescente ajudava seu pai na propriedade, há 17 anos. Mas ressalva que há 10 anos, ao receber as orientações dos técnicos da Secretaria de Agricultura e da Vigilância Sanitária, decidiu adequar as instalações conforme a legislação de forma a obter a Certificação com o Selo de Inspeção Municipal (SIM) que permite a comercialização de seus produtos com embalagens dotadas de rótulos devidamente registrados.

 

“Fabrico queijo há 17 anos, porque comecei ajudando meu pai para nosso consumo. Há cerca de 10 anos percebi que, em vez de vender o leite, o queijo agrega mais valor. Procurei legalizar a produção para atender a legislação e recebi as orientações dos técnicos da Secretaria de Agricultura e da Vigilância Sanitária e hoje eu processo todo leite da propriedade e compro de outros produtores. Agora na entressafra do leite as vacas reduzem a produção, mas é no inverno que as búfalas produzem mais leite. Na entressafra fabrico 190 quilos de queijos por dia e na safra do leite 300 quilos. Tenho seis funcionários na produção e cinco na venda e em vez de vender o litro de leite por R$1,74 para os grandes laticínios, processo e tenho ganho em torno de 50% no litro”, relatou Paulo Sérgio, que produz 600 litros de leite de búfala e 1.000 litros de leite de vasca/dia.

 

O secretário de Agricultura, Almy Junior, destaca a importância do Programa Leite Campos. “A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca implementa na atual gestão o Programa Leite Campos, que compreende duas fases: a recuperação de estradas para permitir o escoamento da produção e a segunda fase que é a qualificação dos produtores rurais para otimizar a produção do leite com menor custo de produção, bem como treinamento para o beneficiamento do leite e produzir manteiga, iogurtes e queijos”, informa o secretário Almy Junior.

 

O subsecretário Alberto Moffati faz coro com o secretário: “Além da recuperação das estradas, em parceria com o Governo do Estado, estamos implementando o Programa Conectividade Rural Campos, que compreende na instalação de antenas de internet no campo com sinal diretamente do satélite. Sem estrada, sem qualificação e sem comunicação, é inviável a atividade rural. Estamos recuperando estradas em estado crítico, apoiando na diversificação agrícola, já instalamos cinco antenas, estamos instalando mais 3 e em breve o sinal será ligado. Posteriormente virá a fase da qualificação para agregar valor às atividades”, informou.

 

FONTE:CAMPOS 24 HORAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário