SANTA CLARA, PRAIA QUE ENCANTOU MINEIROS E CAMPISTAS, ENFRENTA A CRIMINALIDADE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

06/06/2021

SANTA CLARA, PRAIA QUE ENCANTOU MINEIROS E CAMPISTAS, ENFRENTA A CRIMINALIDADE

 

Assaltos, furtos e falta de infraestrutura afastam turistas. São Francisco de Itabapoana-RJ  ainda tem outros problemas com a criminalidade

 

Houve um tempo em que Santa Clara era uma das mais badaladas praias da região, que atraía os mineiros, além dos campistas e fluminenses em geral. Diferente de outras praias da região, suas águas mansas são outro atrativo para as famílias e as crianças. Ao longo dos anos, entretanto, os mineiros migraram para outras praias, enquanto os veranistas que frequentam a praia sanfranciscana enfrentam os problemas como a falta de infraestrutura, os piques de energia elétrica e a criminalidade. O advogado e comerciante Romário Bernardo, presidente do Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública no município, fala sobre alguns fatores para a criminalidade e o afastamento de veranistas da praia. Outros dados que preocupam em São Francisco do Itabapoana são o roubo de gado em fazendas e o tráfico de drogas em vários bairros e localidades. Apesar dos números, Romário se mostra confiante na solução de problemas na área de segurança.

Na última quinta-feira, o ex prefeito Arnaldo Vianna, sua mulher Edilene, e a neta dela foram surpreendidos por dois homens armados que chegaram de carro, por volta de 10h da manhã, pularam o muro e invadiram sua casa na praia. Um dos bandidos chegou a disparar tiros no momento em que Arnaldo teve um cordão de ouro roubado, enquanto Edilene teve o aparelho celular também roubado pelos bandidos. O casal e a menina passavam o feriado de Corpus Christi em Santa Clara.

A incidência de crimes que tem ocorrido ultimamente no município de São Francisco de Itabapoana pode ter sido um dos fatores que tem afastado turistas como os mineiros das praias sanfranciscanas, que o falecido empresário e radialista Andral Tavares chegou a batizar de “Região Tropicana”, como forma de incentivar o turismo naquele litoral.

Tanto era forte a presença dos mineiros na região que um clube denominado com o nome do vizinho estado foi criado, o Minas Praia Clube. Outros estabelecimentos comerciais como hotéis, pousadas e restaurantes na localidade também homenageiam Minas. 

O longo período em que as casas ficam abandonadas pelos turistas, sendo ocupadas apenas durante o período do verão, é um fator que atrai os criminosos. "O assalto contra o ex-prefeito Arnaldo Viana repercutiu muito pelo fato dele ser uma pessoa pública, mas este tipo de crime não é muito comum na região. Os mais frequentes são furtos", disse o advogado e comerciante Romário Bernardo, presidente do Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública no município.

De acordo com o líder comunitário, vários são os fatores que contribuíram para o afastamento dos mineiros na região. “Nosso litoral é muito bom, não resta dúvida alguma. Os mineiros se afastaram daqui por diversos os fatores, entre eles outras praias que eles passaram a conhecer, com outra estrutura, etc”, afirmou ainda Romário Bernardo.

Os buracos na principal rua de acesso a Santa Clara também é outro obstáculo que os moradores e turistas tem que enfrentar. A incidência de furtos ocorre, ainda de acordo com Romário, porque que as casas ficam por muito tempo abandonadas. “Os vagabundos vendo as residências vazias ficam mais à vontade”, resumiu o empresário, que é também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. 

APESAR DOS PROBLEMAS, PRESIDENTE DO CONSELHO ESTÁ CONFIANTE- Outro trabalho que está no radar da Polícia é combater o tráfico de drogas que cresce na região. A guerra de facções dentro de São Francisco é um problema que a Polícia tem buscado combater. O tráfico está se fortalecendo muito, entrando por Gargaú, por Barra do Itabapoana e outros pontos, de acordo com o Conselho Comunitário de Segurança. Apesar dos problemas, Romário Bernardo demonstra confiança em melhora do cenário em razão do trabalho do novo comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Gustavo Pinheiro Marques.

 — A última reunião com o novo comandante do 8º BPM e o trabalho nos dias seguintes nos trouxeram bastante otimismo. Estou muito confiante com o empenho, a dedicação e o trabalho que tem sido feito. Ele ficou durante três dias seguidos aqui, mapeando todo município, trouxe para cá 10 viaturas e mais policiais para estancar a criminalidade — concluiu. 

 

Fonte:Campos 24 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário