Publicação vai beneficiar mais de 1,2 mil startups, pequenos negócios e possíveis novos empreendedores
Criar soluções que possam beneficiar a sociedade. Esse é o
propósito de mais de 1,2 mil pequenos negócios de impacto socioambiental
mapeados no Brasil, sendo que 10% estão presentes no Estado do Rio de Janeiro.
Por ter características singulares, o Sebrae Rio lança a 2ª edição do Guia
“Negócios de Impacto: Ofertas de Capital”. O material conta com 137 páginas e o
conteúdo foi disponibilizado gratuitamente para os empreendedores ou
interessados em investir em negócios de impacto. Baixe o material pelo link
(https://digital.rj.sebrae.com.br/guia-negocios-de-impacto-oferta-de-capital).
Para a elaboração do material, o Sebrae Rio realizou uma
análise de mercado e filtrou as principais dores desses empreendedores e de
possíveis investidores. Nos atendimentos da instituição, os empresários
questionavam que não encontravam os instrumentos financeiros adequados para
aporte dentro das empresas.
Já os investidores relatavam que tinham os meios, mas não
encontravam candidatos. O guia resolve essa questão e apresenta os principais
recursos disponíveis no mercado, junto com uma indicação sobre qual o melhor
estágio do negócio para acessar esses mecanismos, além de contar com dicas e
entrevistas com investidores e empreendedores que já captaram recursos. A
publicação ainda orienta sobre como modelar o negócio e a definir a missão da
empresa.
“Os negócios de impacto socioambiental vêm crescendo muito.
Com isso, o ecossistema apresentou mudanças quanto a oferta de capital. Para
preparar esses empreendedores, o guia vai apresentar essas ofertas, quem está
oferecendo e traduzir termos técnicos para um melhor entendimento de quem busca
esses recursos. Ainda temos um capítulo dedicado às experiências dos
empresários que conseguiram investimento”, explica Juliana Oliveira, analista
do Sebrae Rio.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO - A intenção desse modelo de negócio
é resolver um problema social ou ambiental. Com a crise provocada pela
Covid-19, a expectativa é que exista um aumento nos próximos dois anos de
empresas com esse perfil. Com o apoio do Sebrae e a elaboração do guia, essas
empresas encontram instrumentos financeiros para diferentes estágios, além de
um passo a passo sobre essas etapas de desenvolvimento de um negócio. Assim
como uma startup, empresas de impacto socioambiental passam por fases de
testar, validar, entender e adaptar seu produto ao mercado.
“A pandemia trouxe lições para os pequenos negócios. A crise
gerou oportunidades para o empreendedorismo de impacto. Existe uma expectativa
que mais empresas com esse perfil sejam criadas até o fim do ano. Por isso é
importante que conteúdos e materiais práticos sejam preparados para esses
empreendedores. No segundo semestre, o Sebrae terá várias ações específicas
para estimular a ideação de novos modelos de negócios que querem aliar a
resolução de um problema com o retorno financeiro, finaliza Juliana.
ASCOM
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