50 MIL SE TORNARAM INADIMPLENTES E FORAM NEGATIVADOS NO SPC EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

24/08/2021

50 MIL SE TORNARAM INADIMPLENTES E FORAM NEGATIVADOS NO SPC EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

 


Pelo menos 50 mil campistas estão negativados no Serasa/SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) por dívidas em compras a crédito. O levantamento do Campos 24 Horas mostra que o total dos débitos soma em torno de R$ 150 milhões. Os dados foram confirmados pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), José Francisco Rodrigues, durante a última reunião entre as entidades empresariais e da sociedade civil que tem discutido as mudanças no Código Tributário Municipal.  A crise iniciada em 2020, durante o governo Rafael Diniz, em virtude da pandemia do coronavírus, teve impacto direto no comércio. A exemplo da maioria das cidades, a principal dívida das famílias é no cartão de crédito.

 

 — O levantamento da Serasa mostra  que estamos num país onde grande parte da população se encontra endividada, com dificuldade de saldar seus débitos. Campos não é uma ilha, não é diferente do resto do país. É um número expressivo e preocupante — avalia José Francisco Rodrigues. 

 

No Brasil, 59,4 milhões de pessoas físicas estavam com o nome negativado ao final de julho. Em junho, a estimativa apontava a marca de 59,8 milhões de inadimplentes. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

O percentual de famílias que relataram ter dívidas no mês de julho chegou a 71,4%, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2010. A alta é de 1,7 ponto percentual na comparação com junho e de 4 pontos em relação a julho de 2020, o maior aumento anual verificado desde dezembro de 2019. As dívidas incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

 

As famílias com dívidas ou contas em atraso chegaram a 25,6%, o terceiro aumento seguido. O número é 0,5 ponto percentual acima do nível de junho e 0,7 ponto abaixo do apurado em julho do ano passado.

 

O tempo médio de atraso para quitação das dívidas ficou em 61,9 dias em julho. A principal dívida das famílias é no cartão de crédito, modalidade assinalada por 82,7% dos endividados, o maior nível da série histórica. Carnês de lojas foram indicados por 18% das famílias, 9,8% têm dívidas com crédito pessoal e 9,7% com financiamento da casa própria.


CAMPOS 24 HORAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário