EMERGÊNCIA DA ÁGUA SE ESTENDE EM SANTO ANTONIO DE PÁDUA-RJ, E TARIFA COBRADA POR EMPRESA CONTRATADA SEM LICITAÇÃO FICA MAIS CARA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

03/08/2021

EMERGÊNCIA DA ÁGUA SE ESTENDE EM SANTO ANTONIO DE PÁDUA-RJ, E TARIFA COBRADA POR EMPRESA CONTRATADA SEM LICITAÇÃO FICA MAIS CARA

 

O prefeito Paulinho da Refrigeração renovou o contrato por mais seis meses e permitiu cobrança retroativa, aponta ação popular

 

Prometida desde 2013 pela Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, a concorrência pública que seria realizada para escolher uma operadora para o sistema de água e esgoto dessa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro continua nos arquivos do nada da administração municipal, e o serviço segue sendo explorado na base dos contratos emergenciais, com uma triste novidade para os moradores do município hoje governado pelo prefeito Paulo Roberto Pinheiro Pinto, o Paulinho da Refrigeração (PTB): a tarifa cobrada pelo fornecimento de água foi reajustada em 23,77%, aumento autorizado dias após a empresa Fortaleza Ambiental ter passado a operar o sistema em mais uma alegada emergência.

 

A emergencial da água começou em janeiro de 2017 quando o então prefeito da cidade, Josias Quintal, contratou, sem licitação, a Empresa de Saneamento Ambiental e Concessões (Esac). Esse contrato foi renovado em 16 de janeiro de 2018, e para sustentar a renovação da dispensa de licitação Quintal emitiu dois decretos, um declarando situação de emergência em relação ao sistema de abastecimento de água e outro autorizando a Esac a continuar prestando o serviço pelo prazo determinado de 180 dias.

 

Polêmicas e denúncias de irregularidades – Novas prorrogações forem feitas com a Esac até que em dezembro do ano passado a empresa levou um “chega-pra-lá” de Quintal, que tirou mais uma emergência do bolso do colete, dessa vez favor da Fortaleza Ambiental, uma empresa sediada no estado do Espírito Santo, velha conhecida do Tribunal de Contas daquele estado, do Ministério Público e da Justiça.

 

A privatização do sistema de água e esgoto em Santo Antônio de Pádua foi marcada de polêmicas, denúncias de irregularidades e por processos na Justiça. O sistema era operado pela empresa RVL Engenharia, que venceu um processo licitatório realizado na gestão do prefeito Luiz Fernando Padilha.

 

Só que a RVL desistiu, repassando a operacionalização para a Companhia Nacional de Saneamento, a Conasa, que acabou destituída por um decreto de intervenção emitido pelo prefeito Josias Quintal. Com a intervenção da Prefeitura, o abastecimento de água que já era ruim piorou, e Quintal resolveu passar a bola para a Esac.

 

Ação popular – Além de conceder reajuste no valor cobrado a titulo de tarifa de consumo de água, o prefeito Paulinho da Refrigeração renovou a última emergencial de Josias Quintal, estendendo o contrato até o fim deste ano, para quando já esta sendo dada como certa mais uma contratação sem licitação da mesma empresa.

 

Em relação ao reajuste da tarifa foi ajuizada uma ação popular por uma moradora da cidade, a professora Simone Marchito, que pede à Justiça a anulação dos efeitos do decreto que estabeleceu o aumento de 23,77%. Na ação a moradora destaca que o reajuste só deveria incidir sobre as contas de consumo emitidas a partir de abril, mas começou a ser cobrado em fevereiro, sem que os consumidores tivessem sido avisados 30 dias antes, como determina legislação específica.

 

*O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Santo Antonio de Pádua.


FONTE:ELIZEU PIRES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário