BISNETA DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA COBRA DAS AUTORIDADES O ABANDONO DO CENTRO CULTURAL DE CANTAGALO-RJ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

14/09/2021

BISNETA DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA COBRA DAS AUTORIDADES O ABANDONO DO CENTRO CULTURAL DE CANTAGALO-RJ

 

 

Na última semana, o Serra News mostrou a situação de abandono do Governo do Estado com a Casa de Euclides da Cunha, fechada há quase 10 anos em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. O espaço representa o único centro cultural do município, que atualmente, está sob administração direta da FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro).

 

Após a grande repercussão, a matéria chegou nas mãos de uma das descendentes de Euclides da Cunha, a bisneta caçula, filha de Euclydes Rodrigues da Cunha Neto e ativista sociocultural Janaína da Cunha, moradora de Resende. Ela fez uma transmissão ao vivo no seu perfil oficial do Instagram cobrando autoridades uma resolução do problema.

 

Há quase 10 anos, a Casa de Euclides da Cunha segue fechada no município de Cantagalo e deixa de compartilhar com moradores, visitantes e turistas, as histórias, memórias e um vasto acervo sobre a vida do ilustre escritor cantagalense, considerado uma das personalidades mais importantes da literatura brasileira.

 

“Peço aos amigos poetas, escritores, ativistas socioculturais, aos admiradores de meu bisavô, aos amantes das artes e da cultura que compartilhem esse vídeo. Quem sabe chegue nas mãos certas? Peço ao governador do Estado do Rio de Janeiro, ao coordenador da Funarj, a Secretaria da Cultura, ao prefeito de Cantagalo, por favor, o que falta para colocarmos o museu trabalhando a favor do povo cantagalense, gerando renda e crescimento ao município?” – escreveu a bisneta de Euclides da Cunha.

 

Janaína da Cunha fez uma live onde leu o artigo do Serra News sobre a Casa de Euclides da Cunha de Cantagalo e cobrou autoridades uma solução para manter o acervo de seu bisavô intacto no município. “Cultura é tudo de um todo. Ela é que cria e forma nossa identidade. A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo, tornando rotineiro o acesso a novas tradições e ideologias” – escreveu ela.

 

O centro cultural com acervo de Euclides da Cunha estava recebendo estímulos e cuidados da Prefeitura de Cantagalo, que não renovou o Termo de Cooperação com a FUNARJ. O Governo do Estado é o responsável direto pelos cuidados da repartição, que guarda importantes documentos e objetos pessoais, artefatos de guerra e um dos primeiros exemplares de “Os Sertões”, do escritor.

 

Após construir sua trajetória e deixar um marco na história do país, na atualidade não está sendo possível conhecer de perto como foi o legado de Euclides da Cunha, pelo menos, não em Cantagalo. A redação aguarda o retorno da FUNARJ sobre a situação de abandono do espaço.

 

FONTE:SERRA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário