RÁDIO ROQUETTE-PINTO APOSTA NA VALORIZAÇÃO CULTURAL DE MÚSICOS DO INTERIOR - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

28/09/2021

RÁDIO ROQUETTE-PINTO APOSTA NA VALORIZAÇÃO CULTURAL DE MÚSICOS DO INTERIOR

 


A Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM) decidiu ampliar a proposta de dar mais visibilidade a artistas do interior do Rio de Janeiro. Desde a semana passada, as músicas selecionadas no quadro “Talentos do Interior”, do programa Giro RJ, passam a integrar a programação musical fixa da rádio.


– O Giro RJ vai além de valorizar as ações desenvolvidas nos 92 municípios do nosso estado, pois abre portas para aqueles que não seriam ouvidos em outros espaços. A Roquette-Pinto quer mostrar que dá oportunidade a todas as vozes, principalmente as relacionadas à nossa cultura – disse o presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide.

 

– Agora, com o Giro RJ, a gente amplia nossa busca por novos artistas em todo o estado do Rio de Janeiro. Tem muita gente boa por aí, e estamos atrás delas – reforça Toni Platão, diretor artístico da rádio.

 

No formato atual, a música escolhida pelo público ao longo da semana pelas redes sociais da Roquette-Pinto (@radioroquette) já é executada na sexta-feira durante a abertura e no encerramento do programa.  Agora, será feita uma nova seleção: o vencedor de cada semana participa de uma nova disputa para definir quem terá a oportunidade de ter a música na programação da rádio.

 

Na última sexta-feira, dia 24, por exemplo, a vencedora da primeira semana foi a cantora e compositora Laura Buarque (na foto acima, que foi feita antes da pandemia), de 19 anos, nascida em Petrópolis. Em maio ela lançou seu primeiro single, “O Que Me Espera”, que já conta com quase 11 mil plays no Sportify.

 

Para a apresentadora do programa, a jornalista Gabriela Hilário, a iniciativa vai contribuir ainda mais para a visibilidade profissional dos músicos do interior do Rio:

 

– É muito gratificante saber que estamos ajudando a realizar os sonhos das pessoas. A cultura foi muito afetada durante a pandemia, e essa é mais uma oportunidade para a classe artística se reestruturar – pontuou Gabriela.

 

Como participar

 

Toda semana, uma região do estado é indicada para participar do “Talentos do Interior” do programa Giro RJ: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde. O público vota, por meio das redes sociais da Roquette-Pinto, nos músicos da região indicada. Na sexta-feira, o vencedor semanal com mais votos, entre outros critérios a serem seguidos, tem a música tocada no programa. Entre os critérios, é necessário estar seguindo a página da rádio e o artista ter enviado a música anteriormente para o e-mail musicagirorj@gmail.com.

 

Ao fim de quatro edições do “Talentos do Interior”, haverá uma nova votação com os últimos vencedores para que seja escolhida a música para integrar o casting da rádio. A votação será em três etapas:  participação do público (o mais votado pelas redes sociais), do diretor musical da rádio e de um artista convidado.

 

 – Com esta variedade, teremos a possibilidade de conhecermos músicas em vários estilos. É importante ressaltar que as músicas devem ser enviadas no formato mp3 e possuir alta qualidade (compressão entre 160 e 320 kbps) – disse Ivan Bala, diretor de programação da rádio.

 

Sobre o programa Giro RJ

 

O programa matutino Giro RJ é uma iniciativa da Roquette-Pinto, com apoio da Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado, e tem noticiário voltado exclusivamente sobre o interior do estado.

 

– Apostamos no Giro RJ como um dos principais meios de divulgação das ações realizadas pelo Governo do Estado no interior fluminense e temos tido ótimos resultados. Hoje, o programa é o segundo de maior audiência na Rádio Roquette-Pinto, levando notícias importantes para informar a população sobre tudo o que acontece em todas as regiões. Além disso, abrir espaço para talentosos músicos mostra o quanto o governo se preocupa com a valorização da cultura, principalmente neste momento de retomada econômica após a pandemia da Covid-19 – afirmou o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.

 

A atração jornalística vai ao ar diariamente de segunda à sexta-feira, entre 8h e 9h. A Roquette-Pinto é uma rádio pública, que tem abrangência estadual pelo dial 94,1 FM e plataformas on-line, como o site e o aplicativo da emissora.


FONTE:O ITAPERUNENSE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário