CARDOSO MOREIRA-RJ: POPULAÇÃO CLAMA POR REMÉDIO E VEREADORES SE CALAM - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

09/10/2021

CARDOSO MOREIRA-RJ: POPULAÇÃO CLAMA POR REMÉDIO E VEREADORES SE CALAM

 


Nesta semana a Secretaria Municipal de saúde de Cardoso Moreira publicou uma nota que revoltou a população com um novo procedimento para retirada de remédios na farmacinha popular. A partir dos  novos procedimentos quem precisar dos remédios terão que passar primeiramente pela Assistente Social da Secretaria de Saúde apresentando os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, comprovante de renda, documento de identificação de todos os membros que residem na casa, cartão bolsa família, laudo médico e receita.


O que adianta a expressão “chegou a hora de cuidar das pessoas” se está faltando medicamento e dificultando a retirada dos mesmos.


Medicamento é algo que todo mundo vai precisar em algum momento da vida. E embora muitas pessoas ainda não saibam, a população de cada município tem direito a medicamentos essenciais por meio da Farmácia Básica Municipal, sendo atendido por médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos fornecidos pelo SUS – de responsabilidade municipal – são aqueles que fazem parte do Componente Básico de Assistência Farmacêutica, que diz respeito à aquisição de medicamentos essenciais e insumos no âmbito da atenção básica. O acesso aos medicamentos de forma gratuita melhora as condições de saúde principalmente quando se trata da população mais pobre. No entanto, qualquer cidadão – independente da renda – tem direito aos medicamentos listados como essenciais sob responsabilidade do município.


Por outro lado, a prefeitura não dificulta viagens para Rio de Janeiro e Brasília; gastos com empresas de Lixo, aluguel de trator e máquina; digitalização de documentos e empresa de ar condicionado.


Grande parte da população clama e se manifesta nas redes sociais sobre a dificuldade ao acesso a medicação.


Até a presente data não vimos nenhuma manifestação dos Vereadores do município em defesa da população.


Chegou a Hora da Câmara de Vereadores fazer o seu papel e  cuidar das pessoas verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário