VEREADORES DE SÃO JOÃO DA BARRA – RJ PRESENTES NA INAUGURAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA GNA I - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

17/10/2021

VEREADORES DE SÃO JOÃO DA BARRA – RJ PRESENTES NA INAUGURAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA GNA I

 


Os vereadores de São João da Barra estiveram presentes, no dia 30 de setembro  na inauguração da usina termelétrica GNA I, localizada no Porto do Açu. Essa é a segunda maior termelétrica do Brasil e começou a operar comercialmente no último dia 16, contribuindo para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

- A inauguração desta termelétrica, hoje, aqui no Porto do Açu, representa um marco para o município de São João da Barra devida a sua importância para a economia da nossa cidade. Trata-se de um empreendimento vultoso, que vai contribuir para a expansão do mercado de gás e energia não só da nossa região, mas de todo o país e, sem dúvida, é um orgulho para todos nós munícipes - destacou o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues.

 

Além do presidente Elísio Rodrigues, também participaram da solenidade, os vereadores, Analiel Vianna, Franquis Arêas, Junior Monteiro e Sônia Pereira.

 

O evento também contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a prefeita Carla Machado, além de deputados estaduais, deputados federais e senadores. Movida a gás natural, a UTE GNA I tem capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW), suficiente para fornecer energia a 6 milhões de residências.

 

Além da UTE GNA I, a GNA irá construir a UTE GNA II, com 1.672 MW de capacidade instalada, suficiente para fornecer energia para 14 milhões de residências. Com 3GW de energia assegurados em contratos de longo prazo e 3,4 GW adicionais de expansão licenciada através dos projetos GNA III e GNA IV, o Complexo de 6,4 GW é o maior da América Latina e inclui um terminal para movimentação de Gás Natural Liquefeito (GNL) onde está atracada a FSRU BW MAGNA, com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m³/dia.

 

A localização estratégica do Porto do Açu, próximo aos campos produtores de gás offshore, à malha de gasodutos terrestres e ao circuito de transmissão 500 kV de energia possibilitará a expansão do hub de gás e energia a partir do recebimento, processamento e transporte do gás natural associado e da integração entre o setor de gás com setores elétrico e industrial, desempenhando papel relevante e estratégico no desenvolvimento socioeconômico do País nos próximos anos. O investimento total planejado para o complexo de gás e energia da GNA é de cerca de USD 5 bilhões.

 

DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário