Os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas pelo aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação da conta poupança digital da Caixa. Criado ano passado para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19 e estendido a outros programas sociais, o aplicativo ganhou a nova função com o início da operacionalização do Auxílio Brasil, que começa amanhã (17).
Pelo Caixa
Tem, é possível pagar boletos e contas, como água e telefone; fazer compras
pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com
o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e
sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.
A Caixa ainda
disponibiliza aos beneficiários do programa o aplicativo próprio do Auxílio
Brasil, onde também é possível consultar o benefício e as parcelas, o
calendário de pagamento e informações sobre o programa. Segundo Guimarães, para
quem possui o aplicativo do Bolsa Família, ele será atualizado automaticamente
para o do Auxílio Brasil.
Pagamento
– O banco inicia amanhã o pagamento novo
programa social que substituirá o Bolsa Família e tem como alvos as famílias em
situação de pobreza e de extrema pobreza. São 14,5 milhões de famílias que
receberão um valor médio de R$ 217,18 em novembro. A Agência Brasil elaborou um
guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Em caso de dúvidas, a
central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h.
Além disso, o beneficiário pode consultar o site caixa.gov.br/auxiliobrasil.
A partir de
23 de novembro, as agências da Caixa também retomam os horários de atendimento
pré-pandemia de covid-19, entre 10h e 16h, pelo horário de Brasília. A depender
do fuso da localidade, os horários podem variar. Até lá, as agências funcionam
das 8h às 13h, pelo fuso oficial de Brasília.
As datas de
pagamento do Auxílio Brasil seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os
beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês, com base no dígito final do
Número de Inscrição Social (NIS). O calendário foi divulgado pela Caixa na
semana passada e, neste primeiro mês, será de 17 a 30 de novembro. No mês que
vem, em função das festas de fim de ano, o pagamento foi antecipado e
acontecerá de 10 a 23 de dezembro.
Os cartões e
senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser
utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil nas agências, lotéricas e
correspondentes. As famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa
Tem, em conta poupança digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade
de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo.
“O pagamento do Bolsa Família é feito há mais
de 15 anos pela Caixa. Durante o auxílio emergencial, nós fizemos esse mesmo
racional de pagamento. Todos recebem no calendário que já existia, com a
possibilidade de pagamento pelo aplicativo Caixa Tem. Isso se mantém do mesmo
modo, sem necessidade de recadastramento”, explicou o presidente da Caixa, em
evento virtual sobre a operacionalização do Auxílio Brasil.
Guimarães
reforçou que o banco exercerá apenas o papel de agente operador e pagador do
benefício, disponibilizando os valores concedidos pelo Ministério da Cidadania
às famílias beneficiadas. Para isso, será utilizado o mesmo cadastro do Bolsa
Família, de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do
Governo Federal (CadÚnico).
“A Caixa é o
agente pagador. Nós não realizamos essa avaliação, quem realiza a avaliação do
cadastro é o Ministério da Cidadania, via DataPrev, e nós recebemos todo mês a
base de pessoas que receberão o benefício. Nós já recebemos para o Auxílio
Brasil e amanhã, normalmente, começa o pagamento”, disse.
(Com a
Agência Brasil)
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