ENERGIA RENOVÁVEL EXTRAÍDA DO LIXO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

07/11/2021

ENERGIA RENOVÁVEL EXTRAÍDA DO LIXO

Campos dos Goytacazes-RJ  na vanguarda no tratamento de resíduos em sintonia com o acordo celebrado na COP26

 

Vista aérea da central de tratamento de resíduos


Um dos temas mais discutidos internacionalmente é a gestão da preservação ambiental e o combate ao aquecimento global e desequilíbrios climáticos. Isto ficou evidente na 26ª Conferência para as Nações Unidas, a Cop-26. O biogás nunca foi tão explorado e aceito como alternativa de empresas e governos à quase inevitável poluição. Em Campos, o lixo produzido e coletado em toda a região do entorno é transformado em biogás para geração de energia considerada 100% limpa.

 

Para isto, a empresa Vital utiliza aporte tecnológico para transformação do lixo orgânico, o que despontou o município para um patamar elevado no Brasil a partir dos investimentos em sustentabilidade.

 

    Com a capacidade de geração de energia de 4,5 megawatts, essa revolução tecnológica acontece na Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada no distrito de Conselheiro Josino, a 30 quilômetros do centro de Campos que recebe diariamente 400 toneladas de lixo da cidade e, também, de outros municípios da região como São Francisco e Itabapoana, Cardoso Moreira e São João da Barra. 

 

Com tecnologias, chorume é transformado em água


O biogás é uma mistura de gás metano e gás carbônico – com pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade – gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, na ausência do oxigênio.   

 

    De acordo com a empresa que gere a central de tratamento de resíduos, esse gás é transformado em energia completamente despoluída, extraído do lixo orgânico, através de complexo sistema tecnológico, de acordo com os mais modernos processos de transformação do mundo que inclui, ainda, sistema adequado e eficiente de tratamento de chorume – um líquido tóxico, potencialmente poluente – convertendo esse chorume em água pura. Este processo contribui também para que o produto não seja lançado na natureza.

 

    Todo o lixo orgânico que é produzido em Campos dos Goytacazes – e em outros municípios da região Norte Fluminense – é coletado e transportado em caminhões para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos a serviço da Prefeitura de Campos, onde é depositado em camadas sucessivas, com até cinco metros de altura, sobre mantas isolantes, que impedem a contaminação do solo.

 

Tanque de efluentes tratatos


 Por meio de reação biológica do resíduo orgânico – resultante da decomposição natural do lixo e ação de microorganismos – é produzido o biogás, coletado e canalizado para usina de transformação, onde são gerados calor e energia, sistemicamente injetados nas redes de distribuição da concessionária que controla o sistema elétrico no Estado do Rio de Janeiro.

 

O Gerente da empresa Vital, engenheiro Carlos José Vieira, destaca que a empresa acredita, investe e zela pela preservação do Meio Ambiente como meta de gestão. E que, por isso, todas as suas operações seguem os mais altos padrões de proteção ambiental contidos na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

 

“A destinação e o correto tratamento dos resíduos, com uso das tecnologias mais eficientes do mundo, são um passo essencial para proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas. E, simultaneamente a esses benefícios, há ainda vantagens para o município quanto aos benefícios na geração de empregos e de créditos com o ICMS verde”, ressalta o engenheiro.

 

Planta de Biogás que é transformado em energia 100% pura


A Central de Tratamento de Resíduos da Vital também transforma e descontamina o chorume produzido pelo lixo orgânico, que é muito ácido. E é um grande laboratório a céu aberto, com área total de 85 hectares, para pesquisadores, professores e estudantes que visitam a central durante todo o ano, através de agendamento programado por telefone (0800 2822695) para conhecer o processo de estocagem, tratamento e transformação do lixo em produtos nobres.

 

A Central de Tratamento de Resíduos Sólidos também oferece espaços adequados e modernos em infraestrutura com auditório e equipamentos digitais para cursos, palestras e prática de dinâmicas e de educação ambiental.

 

A Vital é uma das maiores empresas de Gestão de Resíduos Sólidos do Brasil e da América Latina. É uma empresa privada com experiência reconhecida por mais de 25 anos de atuação no mercado brasileiro e excelência de serviços.

 

Vista de deposição de resíduos sólidos na CTR-Conselheiro Josino


COP-26

 

A conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26), em 2021, aconteceu entre os dias primeiro e 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia. O Brasil assumiu o compromisso de reduzir, até o ano de 2030, as emissões de metano no meio ambiente em uma quantidade de 30%. A Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) estima que o país te potencial para produzir 30 milhões de metros cúbicos por dia de biometano, até 2030, o que resultaria numa redução de 36% das emissões poluentes em uma intervalo de uma década, projeção superior à estimada na conferência internacional na Escócia.


FONTE:TERCEIRA VIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário