Pelo bom gerenciamento da verba em prol da aprendizagem, as unidades receberam, em dezembro, pela primeira vez na história do município, a parcela de desempenho.
Escolas Professora Regina Celi Passos, em Caxias, e Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, foram reconhecidas pelo governo federal.
Foto:Adilson dos Santos.
Por Bertha Muniz
QUISSAMÃ-
Duas escolas municipais de Quissamã, no Norte Fluminense, foram reconhecidas
pelo governo federal por boas práticas com os recursos do PDDE – Programa
Dinheiro Direto na Escola, em 2021: Professora Regina Celi Passos, em Caxias, e
Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha. Pelo bom gerenciamento da verba em
prol da aprendizagem, as unidades receberam, em dezembro, pela primeira vez na
história do município, a parcela de desempenho (recurso extra). A utilização da
verba é definida pelos gestores das unidades em conjunto com a comunidade
escolar.
O desempenho
das escolas é monitorado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –
FNDE. Com 158 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, a
escola quilombola vai receber recurso extra na ordem de R$ 2,9 mil. Já a
unidade de Caxias, conta com 459 alunos da Educação Infantil, e terá R$ 9,3
mil.
O Programa
Dinheiro Direto na Escola tem por finalidade prestar assistência financeira, em
caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, permitindo aos
gestores colocarem em prática o plano de ação elaborado pela comunidade
escolar. Em 2021, Felizarda recebeu R$ 10,5 mil e Regina Celi, R$ 14,3 mil que
foram usados na compra de equipamentos e material permanente. O recurso do PDDE
também pode ser utilizado na melhoria da infraestrutura das escolas e creches.
A secretária
de Educação, Helena Lima, ressalta que a eficiência de uma gestão promove
resultados e hoje, o bom desempenho tem sido valorizado e reconhecido:
- É muito
importante presenciar o reconhecimento dessas escolas a partir dessa
bonificação. E esse reconhecimento valoriza a escola que alcançou a meta e
estimula as demais que, agora, têm essas duas unidades escolares como exemplo,
frisou Helena Lima.
Diretores
das escolas de Caxias e Machadinha, Gilcilene Lourenço Elias e Allan Alves
Trindade, respectivamente, foram unânimes ao ressaltarem a participação da
comunidade escolar, por meio de um Diretório (presidente, secretário e Conselho
Fiscal) na aplicação do recurso, bem como da prestação de contas:
- Esse
reconhecimento não é apenas da gestão, é de toda a comunidade. O gerenciamento
desta verba é um trabalho em equipe. No Regina Celi, temos um Diretório que
participa, uma presidente (Shirley dos Anjos Araújo) atuante. Na primeira
reunião de 2022, vamos levar essa boa notícia aos membros do diretório, disse a
diretora Gilcilene. “É um recurso muito importante que utilizamos para compras
básicas, melhorar o ambiente de alfabetização facilitando o processo de
aprendizagem. Esta é uma vitória de todos que fazem a escola acontecer e que
bom que podemos contar com a comunidade nessa parceria”, concluiu Allan.
FONTE:O DIA
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