40 ANOS DO ROCK NACIONAL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

23/01/2022

40 ANOS DO ROCK NACIONAL

 Movimento que começou no verão de 1982 revolucionou a música brasileira

 


Musicalmente, a década de 80 é, por muitos, considerada a melhor da música brasileira. Esse movimento novo e rebelde, com letras espertas, românticas, politizadas e ousadas, que fez um tipo de ruptura ou transição da MPB, teve início exatamente há 40 anos, no verão de 1982. O marco zero desse novo estilo musical pode ser considerado quando o icônico Circo Voador foi erguido no Arpoador, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, tornando-se palco para as bandas de rock nacional que estavam surgindo pelo país e uma zona livre para quem curtia o som diferente das baterias e guitarras.

 

Esse ano de 1982, portanto, é especial para o rock brasileiro e para a cultura nacional, consolidando um movimento de renovação da música jovem que começou a chamar a atenção no começo daquela década. Foi nesse ano que surgiram bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Plebe Rude, Biquíni Cavadão, Capital Inicial, Kid Abelha, Titãs, Lobão e os Ronaldos e Os Paralamas do Sucesso. Foi também em 82 que a Blitz despontou, com shows que lotavam os espaços e com o disco As Aventuras da Blitz, que explodiu nas paradas de sucesso com as músicas “Você não soube me amar”, que vendeu 700 mil compactos e “Mais Uma de Amor (Geme Geme)”, com mais de 300 mil cópias vendidas do álbum.

 

O estouro desses grupos e de dezenas de artistas nos anos seguintes colocou definitivamente o pop rock nacional nas paradas de sucesso das rádios de todo país e nos principais programas de TV, fazendo lotar teatros, ginásios, campos de futebol e todo tipo de pistas de dança das casas de shows e danceterias da época.

 

Nesse contexto, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) não ficou de fora. Espaços como os Estádios de Futebol e Ginásios do Americano e Goitacaz, o Automóvel Club Fluminense e o Parque de Exposição da Fundação Rural, entre outros, receberam os principais nomes do rock nacional, influenciando a geração de então, tanto na repercussão junto às bandas de rock locais, quanto na formação de dezenas de novas. Festivais de música nas principais escolas do município também eram ambientes férteis para a geração de novos talentos locais desse movimento.

 

Após quatro décadas do seu surgimento, o chamado BRock segue vivo na cultura e memória nacionais. Grande parte dos músicos e grupos da época está ainda ativa e produtiva – e o legado desses artistas segue influenciando e emocionando novas gerações. Dificilmente uma festa nos dias de hoje não termina com as famosas músicas dos anos 80, fazendo os “coroas” saírem de suas cadeiras e ocuparem as pistas de dança, dançando feito adolescentes.

 

Playlist

 

Mais Uma De Amor (geme geme)– Blitz

Você Não Soube Me Amar – Blitz

Bete Balanço – Barão Vermelho

Pro Dia Nascer Feliz – Barão Vermelho

Fixação – Kid Abelha

Geração Coca-Cola – Legião Urbana

Será – Legião Urbana

Tempo Perdido – Legião Urbana

Rock Estrela – Léo Jaime

Advinha O Quê – Lulu Santos

Meu Erro – Paralamas do Sucesso

Óculos – Paralamas do Sucesso

Menina Veneno – Ritchie

Sonífera Ilha – Titãs

Vida Bandida – Lobão

 

FONTE:TERCEIRA VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário