ACORDA COM DOR DE CABEÇA? DESCUBRA POSSÍVEIS CAUSAS E O QUE FAZER - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

30/01/2022

ACORDA COM DOR DE CABEÇA? DESCUBRA POSSÍVEIS CAUSAS E O QUE FAZER

Os motivos podem ser os mais variados, indo de bruxismo à ressaca, passando pela depressão

 


Acordar com dor de cabeça pode ser um sinal de várias coisas, incluindo desidratação, enxaqueca, apneia do sono ou bruxismo, que é quando alguém range ou aperta os dentes durante o sono. Muitas pessoas com enxaqueca experimentam dores de cabeça que começam nas primeiras horas da manhã. No entanto, se uma pessoa nunca teve enxaqueca antes, pode haver outra causa.


Descubra algumas possíveis causas de dores de cabeça matinais, como gerenciá-las e quando procurar ajuda. 

 

Apneia do sono

 

A apneia do sono é quando a respiração para temporariamente por curtos períodos durante o sono. Pessoas com este problema costumam ter dores de cabeça matinais.

 

Elas também podem: roncar alto, ofegar, bufar ou engasgar enquanto dorme, acordar com frequência, sentir sono durante o dia e experimentar mudanças de humor.


Tratamento


A apneia do sono leve pode não exigir tratamento, mas se uma pessoa continuar tendo dores de cabeça que podem estar relacionadas a essa condição, ela pode tentar o seguinte:


-dormir de lado, em vez de de costas

 

-manter um peso saudável

 

-parar de fumar

 

-evitar álcool, especialmente antes de dormir

 

-evitar pílulas para dormir, a menos que um médico as recomende

 

Se os sintomas de apneia do sono forem graves, o médico pode recomendar o uso de um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas. Isso envolve o uso de uma máscara que é conectada a um dispositivo de bombeamento de ar durante o sono. A máquina bombeia ar para a máscara e isso ajuda a manter as vias aéreas abertas. Às vezes, a apneia pode acompanhar outras condições, como doença cardíaca ou pressão alta.


Desidratação

 

Dores de cabeça são um sintoma de desidratação. Se uma pessoa vai dormir com sede ou não bebeu o suficiente no dia anterior, ela pode ficar levemente desidratada durante a noite. Isso pode resultar em uma dor de cabeça matinal ao acordar.

 

Outros sintomas de desidratação incluem: sede, boca ou lábios secos, urina amarela escura e tontura.


Tratamento


Beber o suficiente ao longo do dia e da noite pode evitar a desidratação ao acordar. Uma pessoa pode tentar:


-beber água durante cada refeição

 

-levar uma garrafa de água para o trabalho

 

-manter água fresca ao lado da cama para beber durante a noite

 

-beber um copo cheio de água depois de acordar

 

Uma bebida eletrolítica com baixo teor de açúcar pela manhã (como água de coco, iogurte e melancia, por exemplo) também pode ser útil.


Distúrbios da dor de cabeça


Os distúrbios da dor de cabeça são um grupo de condições que incluem enxaqueca e cefaleia em salvas, entre vários outros tipos. De acordo com a American Migraine Foundation (Fundação Americana de Enxaqueca), o início da manhã é o horário mais comum para ocorrerem episódios de enxaqueca. Se uma pessoa ocasionalmente acorda com dor de cabeça moderada a intensa, bem como náusea ou sensibilidade à luz, ela pode estar passando por um episódio.


Tratamento


Infelizmente, não há cura para a enxaqueca, mas os médicos podem prescrever medicamentos, como triptanos, que impedem a progressão do ataque. Tomar a medicação assim que a pessoa acordar com dor de cabeça pode reduzir os sintomas. Dormir muito ou muito pouco é um gatilho comum de enxaqueca. Os indivíduos podem tentar adotar hábitos de sono saudáveis, como:


dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, incluindo fins de semana evitando o uso de telas nas horas antes de dormir

 

criar uma rotina relaxante para dormir

 

reservar o quarto apenas para dormir e fazer sexo

  

Existem muitos outros potenciais gatilhos de enxaqueca, incluindo a desidratação. Identificá-los pode ajudar algumas pessoas a reduzir os episódios. Muitos indivíduos com enxaqueca também têm insônia, o que pode exigir suporte adicional.

 

Bruxismo

 

É um distúrbio relacionado à tensão que pode fazer uma pessoa ranger ou apertar os dentes, seja durante o sono ou acordada, quase sempre sem perceber.  Dores de cabeça matinais são um sintoma potencial do bruxismo do sono.

 

Juntamente com uma dor de cabeça incômoda, uma pessoa com bruxismo pode ter:


dentes achatados, lascados ou fraturados inexplicáveis

 

sensibilidade ou dor na mandíbula ou no rosto

 

músculos da mandíbula cansados

 

dificuldade em abrir e fechar completamente a mandíbula

 

dor de ouvido inexplicável

 

sensibilidade e dor nos dentes

 

danos inexplicáveis ​​no interior da bochecha

 

perturbação do padrão de sono

 

Tratamento

 

As opções de tratamento para bruxismo incluem:

 

-usar um protetor bucal à noite

 

-procurar tratamento para ansiedade e estresse

 

-estabelecer bons hábitos de sono

 

-limitar ou evitar o uso de tabaco, álcool e drogas recreativas

 

Alguns pesquisadores analisaram tratamentos medicamentosos e injeções de toxina botulínica (botox) para bruxismo, mas não há evidências suficientes para provar que isso funcione. Se o bruxismo decorrer de uma condição neurológica, o médico pode oferecer um tratamento específico.


Álcool e drogas

 

O consumo de álcool pode resultar em ressaca, que pode incluir dor de cabeça no dia seguinte. Uma pessoa com ressaca pode sentir náuseas, sede e cansaço. Também pode sentir dor de estômago, sudorese, irritabilidade ou sensibilidade à luz. Certos medicamentos também podem resultar em dores de cabeça matinais. Por exemplo, se um indivíduo faz uso excessivo de analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, pode ter uma dor de cabeça por uso excessivo de medicamentos.


Tratamento

 

Se as dores de cabeça matinais puderem estar relacionadas ao uso de álcool, as pessoas podem tomar analgésicos de venda livre, como paracetamol. Também ajuda se eles se manterem hidratados e descansarem até que os efeitos desapareçam. Embora exista muito material online sobre curas de ressaca, nenhuma comprovadamente funciona. A única maneira segura é reduzir o consumo de álcool. Se isso for difícil, pode se considerar a procura de apoio. Um médico pode encaminhar o paciente para serviços especializados nesta área.

  

Para dores de cabeça que podem estar relacionadas a um medicamento, é vital que os indivíduos conversem com um médico sobre se esse sintoma pode ser um efeito colateral. Eles podem sugerir alternativas ou sugerir alterações de dose.

  

Depressão e ansiedade

 

Tanto a depressão quanto a ansiedade podem fazer com que uma pessoa experimente sintomas físicos, incluindo dores de cabeça. Eles também podem causar distúrbios do sono, o que pode aumentar a probabilidade de dores de cabeça pela manhã.

 

Além das dores de cabeça, a depressão pode causar:

 

-sentimentos persistentes de vazio, dormência ou tristeza

 

-cansaço ou fadiga

 

-dormir muito ou pouco

 

-querer comer mais ou menos do que o habitual

 

-constipação ou diarréia

 

-baixo desejo sexual

 

-fala ou movimentos lentos

  

A ansiedade pode causar:


-sentir-se alerta ou “no limite”

 

-preocupação frequente

 

-pensamentos descontrolados

 

-inquietação

 

-tensão muscular

 

-pulso rápido ou respiração

 

-sudorese

  

Tratamento

  

O tratamento geralmente envolve terapia. Em alguns casos, podem ser prescritos medicamentos, como antidepressivos, bem como estratégias de enfrentamento, como técnicas de relaxamento. Vale ressaltar que os medicamentos podem causar efeitos colaterais, incluindo insônia, dores de cabeça e piora da ansiedade. Eles geralmente desaparecem em algumas semanas , mas às vezes podem permanecer.

 

Outras causas

 

Outras condições de saúde podem exercer pressão sobre as terminações nervosas sensíveis à dor, resultando em uma dor de cabeça secundária:


tumor cerebral

 

trauma na cabeça

 

pressão alta

 

acidente vascular encefálico

 

trombose venosa cerebral


Quando consultar um médico


As dores de cabeça matinais podem desaparecer com algumas mudanças simples no estilo de vida, mas se isso não acontecer, é melhor que a pessoa converse com um médico. Isso é especialmente importante se a pessoa tiver mais de 50 anos, se for criança ou tiver histórico de doenças graves, como câncer.


Procure ajuda médica imediata se:

 

uma tiver uma dor de cabeça severa com rigidez do pescoço, febre, náusea ou vômito

 

uma dor de cabeça após uma lesão na cabeça, mesmo que não comece imediatamente após o ocorrido

 

uma dor de cabeça com confusão, fraqueza, visão dupla ou perda de consciência

 

mudanças repentinas no padrão ou gravidade das dores de cabeça

 

uma dor de cabeça com dormência, fraqueza, incapacidade de levantar os braços ou queda facial

 

uma dor de cabeça com convulsões ou falta de ar

 

Qualquer pessoa que tenha dores de cabeça matinais frequentes ou severas deve considerar falar com um médico. Tratar a causa subjacente pode ajudar a prevenir as dores de cabeça.

 

Fonte: Dr. Jairo Bouer

Nenhum comentário:

Postar um comentário