DE VOLTA AO ACONCHEGO COM COVID E INFLUENZA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

09/01/2022

DE VOLTA AO ACONCHEGO COM COVID E INFLUENZA

Muitos friburguenses que foram passar o réveillon fora voltam para Friburgo e testam positivo para Covid-19 e com sintomas da gripe

 

O Centro de Triagem da Via Expressa – Nova  Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)


O mundo todo registra aumento de casos da Covid-19 e, em Nova Friburgo não é diferente. E, assim como no Brasil, os casos de Influenza também estão aumentando aceleradamente. O que tem chamado a atenção é que a maioria das pessoas testando positivo para a Covid-19 aqui, passou o reveillon fora da cidade. São pessoas que aproveitaram as festas e folgas do fim de ano para reviver a tradicional passagem de ano, com queima de fogos na Região dos Lagos. Mas, além de trazer de volta a experiência de colocar novamente os pés na areia e tomar um banho de mar, muitos vieram também com uma surpresa ruim: infectados pela Covid-19 ou pela Influenza

 

Durante todo o mês de dezembro de 2021, Nova Friburgo registrou 54 casos da Covid-19. Os registros da prefeitura entre os últimos dias 3 e 6  já contabilizam 171 casos. Entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, a cidade teve três mortes causadas pelo coronavírus. Na última quinta-feira, 6, havia um paciente internado com a Covid-19 , na enfermaria de um hospital particular da cidade.

 

De acordo com a prefeitura, houve também aumento expressivo do número de casos de Influenza na última semana. Na segunda-feira, 3, havia 194 pacientes confirmados com o virus da gripe. Já na quinta-feira, 6, esse número subiu para 320. Até o momento, duas pessoas morreram com o diagnóstico da Influenza como uma das causas, sendo que um já classificado como H3N2 e outro aguardando análise. A última atualização do município ainda aponta que havia sete pessoas internadas com Influenza em todos os hospitais da cidade até a última quinta-feira, 6.

 

De acordo com a infectologista Danyelle Cristina Souza, o aumento da síndrome gripal, tanto dos casos com diagnóstico de Covid-19 quanto de Influenza era esperado. “Há vários pacientes com relato de viagens, o que é comum neste período do ano. E a Região dos Lagos, costuma ser um lugar frequentado pelos friburguenses. Talvez esta seja uma explicação. Mas os casos estão aumentando em diversas regiões do país e no Estado do Rio”, disse ela.

 

Volta da praia com Covid-19

 

Nesta primeira semana de janeiro, muitos casos de Covid-19 registrados em Nova Friburgo são de pessoas vindas da Região dos Lagos. Já é costume de vários friburguenses, todos os anos pegar a estrada rumo às cidades praianas para passar a virada do ano, hábito que foi interrompido em  2020 por causa da pandemia. Esse ano, com a diminuição do número dos casos, o avanço da vacinação e a volta das festas de réveillon, muitos retomaram esse costume. Só que, com as cidades lotadas, aglomerações nas praias, ruas e festas, muita gente retornou para Nova Friburgo na útlima semana infectados com o coronavírus.

 

De acordo com dados do site da Prefeitura de Buzios, entre os dias 26 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro, pelo menos 1.983 pessoas com sintomas gripais foram atendidas na cidade praiana. Nesse mesmo período, 37 pacientes testados foram positivados. Em Cabo Frio, entre 27 de dezembro e 5 de janeiro, 596 casos suspeitos foram registrados. Desses, 42 confirmados. A maioria dos friburguenses deixaram para fazer os testes em Nova Friburgo.

 

O empresário Marcelo Ventura viajou para Búzios com a família no dia 26 de dezembro. Três dias depois, começou a ter sintomas gripais, congestionamento nasal e tosse. No dia 31 fez o teste da Covid lá mesmo e positivou. “ Voltamos para Nova Friburgo e todos da família fizeram o teste aqui. Meu filho foi o único que testou positivo. Mas sem sintoma algum,”, relatou ele.

 

Além deles, um casal de amigos, que mora em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, também estava na mesma casa e um deles também positivou para a Covid-19. “Ficamos sabendo de muitas pessoas que estavam na Região dos Lagos e contraíram a Covid-19. Eu nunca vi Búzios com tantas pessoas. A cidade estava cheia, muita garotada, adolescentes. O lado bom é que não só as estatísticas, mas também nossa experiência, estão mostrando que as pessoas vacinadas têm sintomas mais leves, sem comprometimento nos pulmões. Todos nós estamos vacinados”, disse Marcelo, que, nesta sexta-feira, 7, já negativou o exame.

 

Uma jovem, que preferiu não se identificar, dividiu uma casa em Cabo Frio com um grupo de amigos, entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro. Depois foram para Búzios e se juntaram a mais cinco amigos, onde ficaram até o dia 4. Como dois deles apresentaram sintomas da Covid-19, ela preferiu fazer o teste em uma farmácia, mesmo sem sentir nada. E, seu teste deu positivo. “Todos que estiveram conosco fizeram o teste e só eu e mais um positivamos. Acredito que outros tenham dado falso negativo, porque tem mais gente com sintomas. Eles vão repetir o teste”, disse ela.

 

Um outro empresário, que também preferiu não se identificar, testou positivo na segunda-feira, 3, quando voltou de Cabo Frio, onde ficou com mais seis amigos. Além dele, mais dois positivaram para a Covid-19. “Todos estávamos vacinados com a segunda dose. Eu tive febre alta, dor de garganta e diarreia”, relatou ele.

 

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, informou em nota que abriu a partir desta sexta-feira, 7, um novo posto de atendimento e testagem para pessoas com sintomas de Covid-19 e gripe Influenza, na Tenda de Emergência da Unidade Básica de Saúde da Praia da Ferradura.

 

Segundo o prefeito Alexandre Martins, a nova Tenda de Emergência foi inaugurada na véspera do ano novo (30 de dezembro), e pode também realizar o atendimento e testagem para pessoas com sintomas dos dois vírus. “Estamos abrindo um novo local de atendimento e testagem para resguardar as pessoas que moram perto do Centro de atravessar praticamente a península toda para receber atendimento no hospital. Com mais esta opção de atendimento também vamos desafogar os atendimentos do Hospital de Campanha Rodolpho Perissê”, afirmou o prefeito.

 

Aumento de procura por exames em Nova Friburgo

 

No início da pandemia da Covid-19 e durante esses quase dois anos, o recomendado pelas autoridades de saúde é buscar o teste em caso de sintomas gripais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa que estiver com os sintomas da gripe deve procurar o Centro de Triagem, na Via Expressa, no bairro Olaria, para descartar ou confirmar a Covid-19. A unidade vai funcionar em caráter excepcional neste sábado, 8, e domingo, 9, das 8h às 14h. Após este horário, a população pode buscar assistência, em caso de necessidade, no Hospital Municipal Raul Sertã.

 

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é oferecer aos friburguenses o serviço durante este fim de semana também, desafogando as unidades hospitalares e realizando a ampla testagem das pessoas com sintomas do coronavírus. Em nota, a prefeitura informou ainda que “é aconselhável que as pessoas busquem assistência médica, tanto para Covid-19 e Influenza, em casos de sintomas graves, evitando, assim, aglomerações nas unidades de saúde, já que o ambiente hospitalar é um local considerado de alto risco de transmissão. Em caso de sintomas leves, o indicado é manter o isolamento em casa.


Na última semana, houve aumento da procura por testes da Covid-19 em todo o Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, inclusive, foi registrada a falta do teste. Em Nova Friburgo, a busca aumentou em todas as unidades públicas e particulares. De acordo com a prefeitura, assim como nos hospitais, também foi notório um aumento na procura por atendimento no Centro de Triagem da Covid-19, na Via Expressa. A média de testes realizados em dezembro era de 3,75 por dia. Agora, em janeiro, em três dias de atendimento do mês, a média de testes feitos subiu para 16. Entretanto, o percentual de positivos permaneceu o mesmo.

 

No Hospital Unimed Nova Friburgo, a busca pelo pronto atendimento, tanto pediátrico quando na clínica médica teve aumento de 68% entre os últimos dias 1º e 5 em relação aos mesmos dias de dezembro de 2021. E, o número de exames positivos para a Covid-19 nos cinco primeiros dias deste ano foi mais de três vezes maior que o registrado durante todo o mês de dezembro de 2021. Do dia 1º a 5 de janeiro de 2022, foram 28 exames positivos, enquanto em todo o mês de dezembro do ano passado, houve nove positivos.

 

Nas farmácias de Nova Friburgo, a demanda por testes na última semana surpreendeu. De acordo com o gerente da Drogaria Nacional, Lucas Lopes, na unidade da Avenida Alberto Braune, foram feitos 19 testes, somente na quarta-feira, 5. Desses, nove deram positivo. “De outubro até dezembro, estávamos fazendo um ou dois testes por semana. Esse aumento foi registrado em todas as unidades da rede”, disse ele.

 

Cidade do Rio já tem predominância da Ômicron

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro,  98,1% dos casos confirmados de Covid-19 na capital fluminense, nesta sexta-feira, 7, são da variante Ômicron, que foi descoberta no continente africano e é mais transmissível, segundo a Organização Mundial de Saúde. A Secretaria de Saúde da capital informou ainda que os casos investigados até o momento não possuem histórico de viagem, o que reforça a transmissão comunitária dessa variante na cidade.

 

Para a infectologista Danyelle Cristina de Souza, a chance da Ômicron já estar avançando em todo o estado é grande. “Temos o fato de que as pessoas flexibilizaram as medidas de controle no final do ano. Houve encontros familiares, viagens e maior exposição. Isso também justifica um maior risco de aquisição de vírus respiratórios. Esse aumento de casos pode ser efeito da Ômicron, que tem maior transmissibilidade e já responsável por quase 100%  dos infectados na capital ”, explicou ela.

 

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, até a última quinta-feira, 6, havia 55 casos confirmados de Ômicron no Estado e 199 casos sugestivos para a variante. Um dos confirmados é de Cantagalo, no  Centro-Norte. Nova Friburgo ainda não teve nenhum caso confirmado dessa variante.

 

Para descobrir a variante, no Estado do Rio de Janeiro, o sequenciamento completo do genoma do coronavírus é feito no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutel (Lacen RJ). De abril a dezembro do ano passado, foram feitos sequenciamentos de 75 amostras de Nova Friburgo. As amostras são escolhidas aleatoriamente e também enviadas pelos municípios para o sequenciamento.

 

Vacina e protocolos de segurança sanitária

 

Para a infectologista Danyelle Cristina de Souza, o avanço da vacinação é um dos responsáveis pelo não agravamento dos novos casos da Covid-19. Até a última quinta-feira, 6, havia apenas um paciente internado na enfermaria de um hospital particular da cidade. “Temos observado menos internações, que pode ser justificada pela vacinação de grande parte da população exposta, sendo possível também ser devido a Ômicron.  Em alguns países tem se observado menor gravidade em relação a outras variantes e ao virus original de Wuhan”, explicou ela.

 

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “para a imunização contra a Covid-19, a cobertura vacinal da cidade ultrapassa os 90% do público alvo com o esquema vacinal completo (duas doses ou reforço), avançando, progressivamente, com a vacinação de reforço.” Na última quarta-feira, 5, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças entre 5 e 11 anos na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As doses só serão aplicadas em Nova Friburgo após reuniões com o Governo do Estado.

 

Já as vacinas contra a Influenza só serão aplicadas na cidade na próxima campanha nacional, marcada para abril, de acordo com a prefeitura. Na campanha de 2021, foram aplicadas mais de 72 mil doses na cidade. Em nota, a prefeitura informou que “todas as vacinas contra Influenza enviadas ao município pelo Ministério da Saúde foram aproveitadas e utilizadas em toda a população. A campanha começou a ser realizada em abril para a população considerada grupo de risco, como idosos e profissionais de saúde. Em julho, a vacinação foi estendida a todos os cidadãos de Nova Friburgo.”

 

A infectologista Danyelle Cristina de Souza explica que esse não é o momento de grandes aberturas. “Estamos em pandemia da Covid-19, epidemia de gripe, sendo que ambos podem ser graves em pessoas com fatores de risco, como portadores de doenças crônicas,  gestantes e puérperas e crianças. Precisamos intensificar a vacinação e manter as medidas de controle, como uso de máscaras faciais, higienização frequentemente das mãos, manter os ambientes bem ventilados, não aglomerar”, salienta ela, acrescentando que “pandemia é o conceito que significa enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Pode ser de diferentes patologias e cada um a terá um comportamento diferente baseado no agente causador. No caso da Covid-19 , ainda temos baixa cobertura vacinal em vários países, cidades e alta circulação viral, o que acaba favorecendo estes ciclos e o aparecimento de novas variantes”, observa a médica.

 

FONTE:A VOZ DA SERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário