ITAOCARA-RJ:DISTRITO DE PORTELA ESTÁ ISOLADO, É A PIOR ENCHENTE EM 15 ANOS - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

11/01/2022

ITAOCARA-RJ:DISTRITO DE PORTELA ESTÁ ISOLADO, É A PIOR ENCHENTE EM 15 ANOS

 

Água invadiu a RJ-158 na entrada para Portela.

 

A enchente do Rio Paraíba do Sul é a pior dos últimos 15 anos para os moradores de Portela. O nível superou a marca das duas grandes enchentes de janeiro de 2012, que desalojaram mais de 2 mil pessoas no município (não apenas em Portela), e da enchente de janeiro de 2016 que desalojou mais de 500 pessoas em todo o município, e neste milênio só está menor que o da grande enchente de janeiro de 2007, que levou o município ao estado de calamidade pública com mais de 5,4 mil desabrigados e desalojados em vários distritos. As informações são do Folha Itaocarense.

 

Atualmente, não há dados sobre o total de desalojados e desabrigados, pois a Prefeitura ainda está fazendo o levantamento. Muita gente foi para casa de amigos e parentes. Outros buscaram abrigo no Colégio Estadual Jayme Queiroz. A Prefeitura orienta que os desalojados e afetados também compareçam no Colégio para cadastramento da Secretaria de Assistência Social.

 

Na Sede e no distrito de Batatal, a situação é de alerta máximo. Algumas ruas estão com água no Bon Valle, Centro, Caxias e Jardim da Aldeia. O nível em Itaocara chegou a 5,56 metros. Na enchente de 2016, o nível atingiu 5,9 metros.

 

A causa da atual enchente é diferente: choveu muito na região, que já estava com o nível do rio no limite, com vazão de 2.100 m³/s na noite de ontem, mais o agravante de Portela das águas do Rio Pomba, que atingiram o maior nível desde 2012. Em 2016, a inundação veio do Sul Fluminense, levando Ilha dos Pombos a registrar vazão de 3.200 m³/s.

 

A água estabilizou em Itaocara no começo da tarde de hoje, mas ainda sobe lentamente em Portela. A previsão é de estabilização também no distrito até o final da tarde e leve recuo. No entanto, o aumento da vazão em Ilha dos Pombos novamente e possibilidade de novos temporais pode mudar o cenário instantaneamente.

 

Enquanto isso, Portela está isolada. A água subiu tanto, que atingiu a RJ-158, deixando um ponto intransitável na saída para Cambuci. Em frente à COPAPA, apenas carros 4×4 ou veículos grandes ainda conseguiam transitar. Quase 100% do distrito ficou inundado.


FONTE:FOLHA DE ITALVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário