MSC Splendida tinha previsão de iniciar uma nova viagem neste domingo (2), mas passageiros receberam o comunicado sobre o cancelamento no início da noite
Cerca de
dois mil passageiros aguardavam pelo embarque do cruzeiro MSC Splendida, que
tinha previsão para sair do Porto de Santos na noite deste domingo (2), mas
teve a viagem suspensa após um comunicado aos passageiros.
Durante as
sete horas de espera, os passageiros relatam tumultos, pouca informação e até
confusão por comida que estava sendo servida pela companhia. Imagens obtidas
pelo g1 nesta segunda-feira (3) mostra uma multidão aglomerada tentando pegar
um pedaço da pizza que passou a ser distribuída para pessoas que estavam sem se
alimentar.
Apesar do
anúncio aos passageiros ter sido feito apenas durante a noite, a Anvisa
informou que a embarcação já havia sido notifica no sábado (1º) sobre o
impedimento de embarque. O MSC Splendida já havia tido sua operação
interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines.
De acordo
com a Anvisa, as investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o
vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios
e a chance de contrair Covid-19 nos cruzeiros é alta.
A reportagem
conversou com passageiros que estavam no Terminal Marítimo de Passageiros da
cidade (Concais) desde a manhã, aguardando pela autorização do embarque. Um dos
passageiros ouvidos é o engenheiro civil Victor Costa, de 38 anos, que estava
com a esposa e duas filhas pequenas.
A família
viajou de Cabreúva (SP) até Santos. “Saímos de casa às 3h e chegamos às 10h30
naquela sala de espera para o embarque. Dentro do possível, estava bem
organizado”, avaliou. No entanto, as horas foram passando e nenhuma informação
chegava aos passageiros.
“Acabou a
comida em todas as lojas de conveniência, não tinha mais nada. Começaram a
servir lanches, mas muito pouco. Foi uma espera eterna”, comentou o engenheiro,
que ficou cerca de oito horas no terminal.
Ele foi o
autor do vídeo que mostra uma distribuição de pizzas entre as pessoas que
aguardavam no terminal. Nas imagens, é possível ver que uma aglomeração tenta
chegar aos funcionários para pegar o alimento (veja vídeo no início da
matéria). Uma pessoa grita: “Que humilhação!”, para a aglomeração.
Victor
afirma que não pretende remarcar o cruzeiro e quer reembolso. “De maneira
nenhuma pretendo remarcar, não sabemos como vai ser. Sabíamos que tinha tido
casos, mas achamos que já estava tudo regularizado”, diz.
Danielle
Lima da Silva, 29 anos, veio de Jundiaí (SP) com um grupo de seis pessoas, que
chegou ao terminal às 12h. Segundo ela, a organização com os exames para
Covid-19 e despacho das malas não seguiu na sala de espera. “Depois disso,
ninguém sabia de mais nada”, reclamou.
Por volta de
14h, a passageira diz que todos foram informados que o embarque iria atrasar
pois a MSC ainda não tinha a liberação da Anvisa. “Tinha muita gente sentada no
chão, bebês deitados no caminho. As comidas da lanchonete acabaram por volta de
17h30”, contou.
“As pessoas
começaram a ficar nervosas, vários princípios de tumulto. Muita gente
implorando por um pedaço de pizza”, disse a passageira.
Milhares de
passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar
em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
Suspensão
após horas de espera
O embarque
dos passageiros que iriam fazer o cruzeiro do MSC Splendida foi suspenso no
início da noite deste domingo (2) e o navio seguirá para quarentena. O anúncio
foi feito após mais de sete horas de espera dos passageiros na área de
embarque. Todos já tinham passado por exames PCR-RT e, inclusive, despachado a
bagagem.
Até cerca e
17h, de 2.073 testados para a Covid-19, 25 passageiros tiveram resultado
positivo para a doença e foram obrigados a deixar o terminal assim que
receberam os exames. O número representava 1,15% do total.
O MSC
Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com
passageiros isolados em suas cabines. A retomada de sua operação, que estava
prevista para esse domingo, dependia de nova avaliação ppela Anvisa, que não
autorizou a embarcação a seguir nova viagem.
Apesar do
navio ter mantido a programação de seguir viagem, a Anvisa já havia recomendado
ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da
temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que
envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a
reiterar a importância da medida.
Até o
momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis
em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.
MSC
Cruzeiros
Por meio de
nota, a MSC Cruzeiros contradiz a Anvisa, e afirma que a companhia recebeu a
informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar
o embarque dos hóspedes no fim da tarde de domingo.
A empresa
afirma também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma
carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em
qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um
crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o
reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
A MSC
informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas,
excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico,
para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos
protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Anvisa
reforça urgência de interrupção da temporada
A Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado contraindicando
o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro
para os próximos dias, após os surtos a bordo das embarcações que operam no
país. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da
temporada de navios de cruzeiro no Brasil.
A
recomendação da Anvisa, segundo emitido em comunicado, leva em consideração a
mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos
passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.
A orientação
feita pela agência reguladora acontece após pelo menos três navios de cruzeiro
registrarem casos de Covid-19 a bordo nos últimos dias. No Rio de Janeiro (RJ),
o MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo (2) com 28 casos de Covid-19 a
bordo.
O Costa
Diadema teve as atividades interrompidas pela Anvisa no dia 30 de dezembro,
quando a embarcação estava ancorada no porto de Salvador. O navio foi liberado
no dia seguinte para voltar ao Porto de Santos para o desembarque dos
passageiros, mas permaneceu com atividades suspensas.
FONTE:PORTAL
VIU
Nenhum comentário:
Postar um comentário