PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE EM QUISSAMÃ -RJ CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/01/2022

PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENÍASE EM QUISSAMÃ -RJ CAPACITA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 



Município de Quissamã segue com a campanha “Janeiro Roxo”, de combate e prevenção da Hanseníase. Nesta quinta-feira (27), pela manhã, foi realizada capacitação para os profissionais da Saúde de diversos setores como: fisioterapia, recepção, enfermagem, odontologia, IEC, administração, auxiliar de serviços gerais, assistência social e arquivo. À tarde, foi a vez das gerentes das Unidades de Saúde da Família- USF. A atividade foi aplicada no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas.

 

“O Programa de Controle da Hanseníase, com essa roda de conversa, reforça a importância do diagnóstico precoce. Foi um trabalho de orientação e conscientização sobre a doença, incluindo os setores que muitas vezes não tem o contato direto, mas se cada um ficar atento dentro do seu ambiente de trabalho, é possível realizar um trabalho em equipe para alcançar ainda mais sucesso”, declarou a coordenadora do programa de Controle da Hanseníase, Ruth Méia Nunes.

 

Os profissionais entenderam mais a doença e foram bastante participativos ao elaborarem perguntas que minimizaram as suas dúvidas. Para os funcionários que não lidam diretamente com a doença, foi explicado que é transmissível, que tem tratamento, tem cura e que é preciso contar com a percepção de cada um no seu setor.

 

A fisioterapeuta Maria Clara Longui falou sobre o diagnóstico, a palpação dos nervos e do acompanhamento do paciente durante todo o tratamento. A fisioterapia é importante no mapeamento das mãos e dos pés para o monitoramento em caso de reações hansênicas, pois isso norteia o médico a escolher o tratamento adequado.

 

Na manhã desta sexta-feira (28), haverá uma grande mobilização. A equipe estará na Praça Mário Moreira da Silva, conhecida como praça da feirinha, esclarecendo dúvidas, entregando panfletos e dando orientações das 10h as 16h.

 

O dermatologista Thiago Rubim Bellot e a fisioterapeuta Maria Clara Longui realizarão atendimentos na pele da população com manchas suspeitas, caroços com perda de sensibilidade ou nervos engrossados, numa sala localizada na Casa do Empreendedor.

 

FONTE:PREFEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário