PROJETO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA FARINHA DE MANDIOCA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ APROVADO EM 3º LUGAR NO RANKING NACIONAL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

29/01/2022

PROJETO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA FARINHA DE MANDIOCA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – RJ APROVADO EM 3º LUGAR NO RANKING NACIONAL

 



Município de São Francisco de Itabapoana  conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação para a obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) da farinha de mandioca produzida no município. A IG possibilitará agregar maior valor à farinha, a partir da valorização da produção regional, além de garantir ao consumidor a procedência e qualidade do produto com a certeza das especificidades de seu local de origem.

 

“Após a aprovação do projeto, haverá a liberação de recursos para a implementação de uma série de ações no setor farinheiro, por intermédio de verba federal e estadual. A dinâmica do segmento terá uma expansão muito abrangente em termos de qualificação, atividade econômica e melhoria de condições sanitárias das fábricas. A partir de agora, começaremos a cumprir as exigências, a fim de que possamos registrar o selo definitivo da IG da farinha de mandioca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)”, informou o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto.

 

Segundo o secretário, houve um trabalho árduo para que pudesse chegar até a etapa final para a obtenção da IG da farinha, tendo inicialmente procurado o coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche.


“Realizamos o 1° Diagnóstico de Potencialidade de IG para a farinha de SFI em 2020 e o resultado não foi recomendado. Em meados de julho/agosto de 2021, assim que assumi a gestão regional no Norte Fluminense, após muitas conversas com o secretário Enaldo, resolvi apostar na realização de um novo diagnóstico, dessa vez com articulação e adesão de diversas partes interessadas de forma mais integrada. Em setembro reunimos todo o grupo e fizemos o trabalho de consultoria, que em outubro teve a recomendação positiva documentada”, revelou Reche.

 

Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário