DESCUBRA 8 MAUS HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR SEU CÉREBRO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

26/02/2022

DESCUBRA 8 MAUS HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR SEU CÉREBRO

Fones de ouvido no volume máximo podem danificar a audição, e isso pode causar problemas cerebrais

 



Você faz algumas coisas que sabe que não deveria – todos nós fazemos. Mas alguns desses maus hábitos podem, por exemplo, afetar seu cérebro. Que tal prestar mais atenção e começar a evitá-los com mais persistência? Sua saúde vai agradecer. 

  

Confira abaixo oito desses hábitos que prejudicam seu cérebro: 

 

1. Você perde o sono

 

Por exemplo, a falta de sono pode ser uma causa de demência, incluindo a doença de Alzheimer. É melhor ter horas de sono regulares. Se você tiver problemas com o sono, evite álcool, cafeína e eletrônicos à noite e comece um ritual calmante na hora de dormir.

  

2. Você fica muito tempo sozinho

 

Os seres humanos, de modo geral, precisam de contato social. Não se trata de quantos amigos no Facebook você tem – o que importa é um verdadeiro senso de conexão. As pessoas que têm isso com apenas alguns amigos próximos são mais felizes e mais produtivas. Elas também são menos propensas a sofrer de declínio cerebral e Alzheimer. Se você se sentir sozinho, ligue para alguns amigos ou comece algo novo – dança, academia, clube do livro – que envolva outras pessoas.

 

3. Você come muita junk food

 

Partes do cérebro ligadas ao aprendizado, memória e saúde mental são menores em pessoas que consomem muitos hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes em sua dieta. Frutas, grãos integrais, nozes e vegetais de folhas verdes, por outro lado, preservam a função cerebral e retardam o declínio mental. Então, da próxima vez que você começar a pegar um saco de batatas fritas, troque por um punhado de nozes.

 

4. Você “estoura” os ouvidos

 

Com seus fones de ouvido no volume máximo, você pode danificar permanentemente sua audição em apenas 30 minutos. Mas não são apenas eles: a perda auditiva em adultos mais velhos está ligada a problemas cerebrais, como Alzheimer e perda de tecido cerebral. Isso pode ser porque seu cérebro precisa trabalhar tanto para entender o que está sendo dito ao seu redor que não consegue armazenar o que você ouviu na memória. Portanto, não ultrapasse mais do que 60% do volume máximo do seu dispositivo, e tente não ouvir por mais de algumas horas de cada vez.

 

5. Você não se move o suficiente

 

Quanto mais tempo você ficar sem exercícios regulares, maior a probabilidade de ter demência. Você também é mais propenso a ter diabetes, doenças cardíacas e pressão alta – todos que podem estar ligados à doença de Alzheimer. Você não precisa começar a correr maratonas – meia hora no jardim ou uma caminhada rápida pelo bairro funcionará. O importante é fazer isso pelo menos três dias por semana.


6. Você ainda fuma

 

Fumar pode encolher seu cérebro – e isso não é uma coisa boa. Isso piora sua memória e faz com que você tenha duas vezes mais chances de ter demência, incluindo Alzheimer. Também causa doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral e pressão alta.

 

7. Você come demais

 

Se você comer muito – mesmo o tipo certo de comida – seu cérebro pode não ser capaz de construir a forte rede de conexões que o ajudam a pensar e lembrar. Coma demais por muito tempo e você pode ficar perigosamente acima do peso, o que pode causar doenças cardíacas, diabetes e pressão alta – todos ligados a problemas cerebrais e Alzheimer.  

 

8. Você fica no escuro tempo demais

 

Se você não receber luz natural suficiente, pode ficar deprimido, e isso pode desacelerar seu cérebro. Pesquisas mostram que a luz solar ajuda a manter seu cérebro funcionando bem. Então, passe um protetor solar e tente tomar sol todos os dias em horários apropriados (antes das 10 e após às 16 horas).

 

Fonte: Dr. Jairo Bouer

Nenhum comentário:

Postar um comentário