MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA SÃO CAMPEÕES DOS FLAGRANTES DA LEI SECA - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

13/02/2022

MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA SÃO CAMPEÕES DOS FLAGRANTES DA LEI SECA

 

Região empata com o Médio Paraíba, segundo informações do comando das blitzes

 

Os municípios da Região Serrana foram os campeões dos flagrantes da operação Lei Seca com 1/4 de todo o Estado do Rio: 26% dos 19.952 mil motoristas dirigiam alcoolizados, para ser mais preciso. A Região empata com o Médio Paraíba, segundo informações do comando das blitzes. A informação é de Wanderson Nogueira em sua coluna Observatório.

 

Nova Friburgo quase 100%

 

Nas 2.689 ações de fiscalização realizadas ao longo do ano, 153.806 motoristas foram abordados e destes, 12,97% apresentavam sinais de alcoolemia. Ao longo de 2021 foram várias as operações ocorridas em Nova Friburgo. Duas, em especial, chamaram a atenção: na véspera do Dia dos Pais, de 50 veículos abordados na Avenida Euterpe Friburguense, 46 eram dirigidos por motoristas embriagados; no dia 3 de julho, no Paissandu, de 54 abordados, 52 estavam sob o efeito de álcool.

 

Em aberto

 

Também foram realizadas blitzes em Teresópolis e Petrópolis. Portanto, os números da Região são específicos para os três maiores municípios da Região que totalizou aproximadamente 5.180 motoristas embriagados flagrados pela operação. O relatório, no entanto, não detalhou os números específicos de cada município.

 

Aumento de 52%

 

Em comparação com os dois últimos anos, os números de 2021 mostraram que os índices de casos de alcoolemia aumentaram consideravelmente. No ano de 2020, foram flagrados 3.715 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool. Lembrando que neste ano a Operação foi suspensa por sete meses, por conta da pandemia. Já no ano anterior, 2019, 13.119 casos de alcoolemia foram registrados, sendo o comparativo mais adequado para 2021. Ou seja, um aumento de 52%.

 

Falta de transporte público

 

A Operação Lei Seca atua diariamente desde 2009, através de ações de fiscalização e educação. Não se contesta a sua importância em salvar vidas. No entanto, o alto índice da Região Serrana expõe um problema pouco debatido: o transporte público precário. Em Nova Friburgo, não há ônibus de madrugada, há dificuldade em conseguir táxis (além do seu alto custo) e são escassos os carros de aplicativos de corrida, além da recusa de muitos motoristas a locais mais distantes.

 

Penas mais rígidas


Não custa lembrar que a penalidade da Lei Seca é composta por multa no valor de R$ 2.934,70, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. As consequências são as mesmas para quem tem sua embriaguez confirmada e para aqueles que se recusam a fazer o teste do bafômetro. Já o registro de concentração igual ou superior a 0,34 mg/L resulta em crime de trânsito. A pena a motorista embriagado nesse caso é de seis meses a três anos de detenção. 

 

A VOZ DA SERRA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário