PREFEITURA DE APERIBÉ-RJ ANUNCIA REAJUSTE SALARIAL DE 33% PARA PROFESSORES - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

12/02/2022

PREFEITURA DE APERIBÉ-RJ ANUNCIA REAJUSTE SALARIAL DE 33% PARA PROFESSORES

 



Os professores da rede básica de educação de Aperibé, no Noroeste Fluminense, receberão o pagamento deste mês com um aumento de 33%, foi o que anunciou a Prefeitura da cidade. Em 2021, o prefeito Roninho já havia concedido um aumento de 11% para a classe – um total de 44,24% de aumento salarial.

 

A portaria do novo piso salarial foi assinada no dia 04/02 pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o reajuste de 33,24% no piso salarial de professores da educação básica é legal.

 

A concessão de reajuste via portaria tem sido questionada por prefeitos, que veem insegurança jurídica na medida. A Frente Nacional dos Prefeitos afirma que o reajuste de 33,24% definido pelo governo federal para professores da educação básica é “impraticável na maioria das cidades” brasileiras.

 

As prefeituras das regiões Serrana, Noroeste e Norte do Rio de Janeiro, área de abrangência do Serra News, ainda não se manifestaram quanto ao aumento para os professores, diferentemente de Aperibé, o primeiro do interior a anunciar o reajuste salarial da classe.

 

A Lei do Magistério prevê que o reajuste de professores seja atrelado ao valor por aluno anual do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), principal instrumento de financiamento da área.

 

As regras do fundo foram alteradas em 2020. Entre as mudanças, estão o aumento da participação da União nos recursos, o que aumenta o valor por aluno.


FONTE:SERRA NEWS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário