Kombi era é ícone cultural associado nos EUA ao movimento hippie, mas forneceu transporte para famílias numerosas
Prometida há
anos pela Volkswagen , a VW Bus, versão do século 21 da clássica Kombi, está de
volta. Ao contrário da original, barulhenta e com pouco impulso, a nova versão
será totalmente elétrica com ampla potência.
A Kombi era
é ícone cultural associado nos EUA ao movimento hippie, mas forneceu transporte
para famílias numerosas décadas antes da minivan ser inventada.
O veículo
clássico tornou-se um favorito entre os colecionadores. Versões bem conservadas
foram vendidas por valores de seis dígitos.
O carro Hot
Wheels mais valioso do mundo, por exemplo, que vale até US$ 150.000, é uma van
minúscula.
Embora os
designers da VW não quisessem simplesmente recriar a aparência da van original,
disse a montadora, muitos elementos do exterior da ID. Buzz são claramente
inspirados nele. A nova van estará disponível com pintura em dois tons.
Ela também
tem “saliências” curtas dianteiras e traseiras, a distância entre as rodas e as
extremidades da carroceria, como a original. Além de dar à van uma forma geral
semelhante à kombi, as saliências curtas também permitem mais espaço dentro da
van.
Como o
Fusca, a kombi tinha um pequeno motor montado na parte de trás. A nova VW ID.
Buzz, da mesma forma, tem seu motor elétrico na traseira acionando as rodas
traseiras da van.
O motor na
ID. Buzz revelado na última quarta-feira (9) produzirá até 201 cavalos de
potência, muito mais do que os escassos números de dois dígitos de potência do
ônibus clássico. Diferentes versões do Buzz com vários recursos de energia
serão anunciadas posteriormente, disse a VW. A empresa não disse quanto alcance
a ID. Buzz terá com carga completa.
As baterias
da ID. Buzz são montadas sob o piso. Isso dá à van um baixo centro de gravidade
e, promete a VW, manuseio particularmente ágil para uma van. Ela compartilha
grande parte de sua engenharia com outros novos veículos elétricos da
Volkswagen, como o SUV crossover ID.4.
O Grupo
Volkswagen, que possui as marcas Volkswagen, Audi, Porsche e Bentley, entre
outras, está investindo fortemente em veículos elétricos e espera que 25% de
suas vendas sejam EVs até 2026. No ano passado, eles representavam cerca de 5%
da VW vendas globais do grupo.
Atualmente,
nos EUA, o Grupo VW vende os modelos elétricos Audi E-Tron e Porsche Taycan,
além do ID.4. No exterior, as marcas do Grupo VW Škoda e Opel também oferecem
veículos elétricos, e a Bentley planeja vender apenas carros elétricos até
2030.
Dentro, a
ID.Buzz possui recursos semelhantes aos do ID.4, como um botão de seleção de
marcha atrás da direção que pode ser girado para colocar a van em marcha ou
marcha à ré. Uma barra de luz sob o para-brisa usa cores para comunicar ao
motorista coisas como um obstáculo no caminho ou uma próxima curva para
navegação.
O cluster de
medidores é uma tela digital retangular. Há uma tela sensível ao toque de 10
polegadas para navegação e entretenimento, e uma tela de 12 polegadas estará
disponível como opção.
A ID.Buzz
não terá couro em seu interior, usando substitutos de couro. Haverá também
tecidos feitos inteiramente de plástico reciclado.
O ônibus
elétrico estará disponível globalmente em dois comprimentos, entre eixos padrão
e longo. Apenas a versão de distância entre eixos longa será vendida nos EUA. A
versão padrão terá capacidade para cinco lugares, mas uma versão de seis
lugares virá mais tarde.
A versão de
distância entre eixos longa terá capacidade para até sete. A VW também
oferecerá versões de vans de carga com assentos para três na frente – o
motorista terá um assento individual com um banco para duas pessoas ao lado.
Uma parede atrás dos ocupantes manterá a área de carga separada.
A ID. Buzz
revelado na última terça-feira estará à venda na Europa ainda este ano. A VW
ainda não forneceu preços. Os detalhes técnicos podem ser um pouco diferentes
para a versão que estará disponível na América do Norte em 2024. Essa versão
será revelada no próximo ano.
As
informações são da CNN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário