DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SE REÚNE COM PORTO DO AÇU: EMPREGABILIDADE NA REGIÃO - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

31/03/2022

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SE REÚNE COM PORTO DO AÇU: EMPREGABILIDADE NA REGIÃO

 


A formação de um grupo de trabalho para a construção de um seminário que faça a conexão entre o poder público, as empresas do Complexo do Porto do Açu e o polo universitário de Campos foi definida nesta quarta-feira (30), durante reunião realizada entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Subsecretaria de Qualificação e Emprego, e do Porto do Açu, visando fomentar a geração de emprego e mão de obra qualificada na região. Na reunião, também, teve destaque para alavancar a capacitação técnica para a empregabilidade o Centro Tecnológico de Iniciação Científica, em Baixa Grande, popularmente chamada de Faculdade Pública da Baixada, que será instalada em Baixa Grande, através de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.   

A reunião foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e sua equipe. Do Porto, participaram da reunião o gerente de Relações com Comunidades, Wanderson Primo de Souza; o analista de Relacionamento com Comunidades, Bruno Esteves; a gerente de Recursos Humanos da empresa, Viviane Menini, e a analista de Recursos Humanos, Wanessa Mello. Bruno Esteves também fez ponderações acerca do envolvimento da comunidade acadêmica no processo de amadurecimento do seminário.  

A reunião começou com a apresentação da Rede de Empregabilidade do Porto do Açu, programa que reúne em um banco de dados com a mão-de-obra local. A apresentação foi feita pela gerente de RH da empresa, Viviane Menini, que falou sobre as oportunidades oferecidas pelo complexo e pelas empresas nele instaladas, que também oferecem estágio e experiências, através do Programa Jovem Aprendiz. Ela também falou sobre o aproveitamento destes jovens nos quadros das empresas.

- Sobre as oportunidades do Porto, é um polo de atração de empresas e, também, de carreira, de capacitação e posto de trabalho. Junto com isso, a gente vem com a rede de empregabilidade, criada para viabilizar o emprego local, desde o mapeamento, de quais são as oportunidades em todo o complexo, e também trazer os candidatos e dando ênfase na empregabilidade local atendendo aos indicadores e necessidades - explica Viviane,, ressaltando a missão de empregar público diverso em cargos de liderança.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, destacou a importância da integração entre a empresa e o poder público. “Estamos em um processo bem avançado que a gente precisa interagir de forma regional: incluir outros municípios da região para que possamos mensurar e dar respostas mais assertivas. Precisamos ligar o Porto do Açu ao Farol de São Tomé e concluir a Ponte da Integração, ligando a BR-101 à São João da Barra. E não estou falando só de Campos e, sim, do crescimento da região”.

Da prefeitura, também, participaram o subchefe de gabinete do vice-prefeito, Frederico Paes, Sérgio Cunha; o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), Felipe Knust; o diretor de Projetos, Vitor Lebron; a subsecretária de Qualificação e Emprego, Joyce Lessa; a coordenadora Maria Fernanda Viana; e a analista de Recursos Humanos, Isabela Muniz. Todos os participantes fizeram considerações pertinentes enriquecendo a discussão e definindo os principais pontos para fomento à empregabilidade e, consequentemente, à economia. Uma próxima reunião do grupo de trabalho já foi agendada para o dia 12 de abril, às 9h, também, na sede da prefeitura. 

- A importância da reunião se dá em identificar sinergias dentro dessa política de Desenvolvimento Econômico alinhada a todas as iniciativas que o Porto do Açu tem junto às empresas que compõem o Complexo, tanto na mão-de-obra como na empregabilidade. O resultado fica em contribuir para a acessibilidade de jovens que se formam na região e à força de trabalho para oportunidades que já existem e, também, que poderão se materializar. A gente acaba identificando pontos comuns ao criar esse espaço, principalmente, para que jovens possam ter essa oportunidade de identificar as oportunidades e de se identificar quando elas surgirem - destaca o gerente de Relações com Comunidades, Wanderson Primo de Souza.


CAMPOS 24 HS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário