Nesta
terça-feira (15/03), é comemorado o Dia do Consumidor. A data é celebrada desde
que o Código do Consumidor entrou em vigor nos anos 90. A partir daí, as
empresas passaram a criar ações para estimular o consumo. Dentro dessa proposta
é mais uma data comemorativa que os pequenos negócios podem aproveitar para
fidelizar clientes e aumentar o faturamento da empresa.
Segundo a
analista do Sebrae Rio, Poliana Valente, os pequenos negócios precisam estar
antenados para não frustrar o cliente. “Apesar de ser uma data pouco explorada
pelos empreendedores, ela possui o potencial de ser aproveitada para aumentar a
clientela e as vendas, desde que se pense em estratégias benéficas para o
pequeno negócio como promover experiências, bonificações e promoções, além de
possibilitar agregar algum produto ou serviço oferecido pelo empreendedor”.
O
empreendedor Rafael Garcia seguirá essa estratégia. Um dos sócios pela unidade
de Duque de Caxias da Acquazero, empresa especializada em limpeza ecológica e
estética automotiva, vai promover uma série de descontos para quem comparecer à
unidade no Dia do Consumidor. O cliente chegará para lavar seu carro, informará
sua idade e o desconto será proporcional ao número de aniversários do cliente.
“Para evitar
uma frustração no consumidor, o empreendedor precisa estar atento tanto ao
prazo de entrega quanto às questões de logística e estoque, garantindo
agilidade, atendimento ao tempo estipulado e qualidade no envio e na entrega do
produto. É importante também que os canais físicos e digitais da empresa
estejam conectados para uma melhor experiência do consumidor. Assim, o cliente
tem a autonomia de escolher, receber e como pagar pelo produto. É preciso
promover experiência na lógica do cliente. Se for realizar algo de forma
on-line, o empreendedor deve antecipar um pouco sua campanha e no dia continuar
com algo especial”, complementa Poliana.
A empresária
Ielra Viter, da empresa Enseada Brands, de Cabo Frio, antecipou uma live quase
uma semana antes da data com descontos, lançamentos de produtos e sorteios, mas
essa ação promocional se estenderá até o dia 15 de março, além de promover o
lançamento do novo e-commerce da empresa.
Veja dicas
para a construção de uma estratégia eficiente para fidelização de clientes:
Quer
entender o consumidor? Conheça sua jornada
Engana-se
quem imagina que somente as grandes marcas e empresas varejistas têm condições
e capacidade de investir em ferramentas para descobrir tendências de mercado a
partir do que pensa o consumidor. Não é tão difícil saber o que o público
deseja, haja vista que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada pelas
redes sociais e plataformas digitais.
Como é essa
história de conhecer o cliente?
Esse é um
fator-chave para o sucesso do negócio. Já ficou muito distante o tempo em que o
empresário de sucesso depositava toda sua confiança apenas na qualidade do seu
produto, a ponto de acreditar que ele “se vende sozinho”.
Nesse
sentido, portanto, o relacionamento entre a empresa e o consumidor – incluindo
o empreendedor e seus colaboradores – é importante para seu negócio se manter
vivo e prosperando, principalmente em um mundo em que a tecnologia, ao mesmo
tempo que facilita o empreendedorismo, potencializa a criação e a mudança de
estratégias, da noite para o dia.
Criatividade
para vender
Além de
estar bem informado sobre o cenário de seu negócio, o empreendedor deve ter
sensibilidade para fazer mudanças nas horas necessárias e seguir estratégias
recomendáveis para melhorar o fluxo de caixa. Uma das formas de despertar a
atenção do consumidor é por meio de premiações e ofertas. Cada vez mais,
empresas recompensam seus clientes com cashback, ou devolução de uma parte do
valor desembolsado pelo cliente. Isso incentiva novos negócios e fideliza a
clientela. Existem sites e aplicativos especializados nisso e que permitem
realizar parcerias.
Outra forma
de o empreendedor aumentar as vendas é fazer contas e verificar a possibilidade
de oferecer alguns dos produtos com descontos nos preços. Pesquisa recente,
divulgada em fevereiro de 2022 pela Associação de Supermercados do Estado do
Rio de Janeiro (Asserj), confirma: os consumidores estão trocando produtos por
marcas mais baratas; 31,5% pesquisam antes de comprar; e a maioria prefere sair
às compras nos dias das promoções. Que tal, então, aproveitar para fazer girar
mais rápido aquela parte parada do seu estoque durante a Semana do Consumidor?
Atendimento
ainda é tudo
É importante
aprender sempre e usar o conhecimento para crescer mais a cada dia, não
esquecendo do planejamento para o aumento das vendas. Mas tudo isso não é
suficiente se a linha de frente não estiver afiada, ou seja, se o atendimento
for deficiente.
Imagine-se
como cliente de outra empresa, quantas vezes, em sua jornada para adquirir um
produto ou serviço, você já procurou um canal digital da empresa, mas não o
encontrou? Tentou ligar para um telefone que ninguém atende? Por fim, mandou um
e-mail cujo retorno levou vários dias para receber (isso quando não ficou sem
resposta)? Você voltaria a procurar essa empresa para novos negócios?
Portanto,
empresário, é hora de conferir estoques, treinar funcionários e lançar mão de
estratégias – digitais principalmente – para aproveitar ao máximo as
oportunidades de vendas da Semana do Consumidor. Mas atenção, é necessário
treinar sua equipe para lidar também com o público no comércio virtual, para
evitar que seu cliente fique “falando com as paredes”.
FONTE:FOLHA
DE ITALVA
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