GOVERNO DO RIO LANÇA MAIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO BRASIL - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

25/03/2022

GOVERNO DO RIO LANÇA MAIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO BRASIL

Ambiente Jovem, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, abrangerá 6 mil jovens e 120 comunidades de todo o estado.

 


O Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) lançou, nesta terça-feira, Dia Mundial da Água (22/03), o Ambiente Jovem, maior programa de Educação Ambiental do país. O evento, que aconteceu na Praia do Flamengo, contou com rica programação e com a presença de autoridades como o governador Cláudio Castro e o secretário Thiago Pampolha.

 

Com a presença de mais de mil jovens, o evento de lançamento contou com diversas atrações como orquestra musical, palestras educativas e oficinas sustentáveis de música, moda e gastronomia, além de uma tenda com DJ sets. O dia recheado de programações idealizadas pela Seas deu as boas vindas aos alunos que se tornarão líderes ambientais em seus territórios.

 

A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Ao todo, serão 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense. Além da capacitação em diversos temas pertinentes, os participantes receberão uma bolsa mensal de 200 reais vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.

 

“Este é um dos maiores programas de educação ambiental da história do país. Desenvolvemos o Ambiente Jovem com o foco naqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, uma vez que a potencialidade da juventude fluminense é enorme e queremos explorá-la de forma positiva. Ao final do programa, os jovens estarão prontos para buscar vaga no mercado de trabalho formal no âmbito da sustentabilidade urbana”, afirma o governador Cláudio Castro.

 

Após passarem pelo processo de capacitação sobre sustentabilidade e cidadania, os participantes estarão aptos a exercitarem e multiplicarem esse conhecimento e vão construir um plano de sustentabilidade para suas comunidades. As atividades práticas propostas pelas oficinas de Arte-Educação vão servir como base para executar esse plano com o apoio do educador ambiental.

 

De acordo com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, a meta é abranger cerca de 6 mil jovens de todo o Rio de Janeiro “Mais do que promover a inserção destes jovens no mercado de trabalho, nosso trabalho também busca desenvolver a visão empreendedora que possibilite alternativas para geração de renda própria. Acreditamos nas gerações futuras e seu papel estratégico no desenvolvimento sustentável”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.


Executado pela pasta ambiental, o programa incentivará os jovens a pensar, agir e protagonizar ações consequentes e efetivas que, de forma solidária e sustentável, contribuam para a preservação da biodiversidade em todo o território fluminense. As inscrições já estão abertas no site www.ambientejovem.com.br 

DECOM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário