ONU CONCEDE CERTIFICADO A CIDADE DE ITAOCARA-RJ POR COMPROMETIMENTO COM ‘REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES’ - Jornal Tempo News

Breaking

Home Top Ad

24/03/2022

ONU CONCEDE CERTIFICADO A CIDADE DE ITAOCARA-RJ POR COMPROMETIMENTO COM ‘REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES’

 



O município de Itaocara foi certificada pelo Escritório das Nações Unidas (ONU) com uma cidade comprometida como a Redução do Risco de Desastres (UNDRR). A certificação aconteceu na na manhã de hoje (23/03), no gabinete do Prefeito, contando com as presenças do Prefeito Geyves Maia Vieira, do Secretário de Defesa Civil Mauro Teixeira, e dos oficiais da REDEC NOROESTE, Tenente Coronel BM Joelson Oliveira e Major Leandro Paiva.

 

O documento é conferido aos municípios inscritos no programa “Cidades Resilientes”, cujo propósito é fomentar as condições de enfrentamento às situações de emergência causadas por desastres naturais.Dos 5.570 municípios brasileiros somente 692 foram certificados pela ONU, até o momento.Com este passo, Itaocara se compromete a adotar medidas necessárias nos campos estrutural, institucional, de planejamento e de gestão de riscos, bem como de organização social, para se tornar, de fato, capaz de se adaptar constantemente e de responder à altura aos desafios de uma cidade em crescimento.

 

O Prefeito Geyves destacou a importância do programa, sobretudo diante das transformações climáticas e o crescimento populacional. ‘É muito importante entender a velocidade com que as dificuldades ambientais se apresentam e como isso coloca em risco a segurança das pessoas. Enfrentar os problemas decorrentes da própria topografia do Município nos impõe buscar condições para que possamos prevenir acidentes e, uma vez que eles ocorram, termos a capacidade de socorrer os cidadãos da maneira mais rápida possível”, pontuou.

 

Já o Secretário de Defesa Civil Mauro Teixeira ressaltou o alinhamento do programa com os propósitos da administração municipal, já que a inscrição e adesão ao programa da ONU foi uma determinação do Prefeito, com o apoio da REDEC NOROESTE.

 

Prevenção de Desastres

 

Na oportunidade o Prefeito Geyves Maia Vieira reforçou com a Coordenação da REDEC que não medirá esforços para realizar as obras de contenção em pontos importantes do município, incluindo a do bairro Bela Vista, Alvino, Cruzeiro, entre outras.


FOLHA DE ITALVA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário